Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Resultado do Concurso Cultural Adaptações Literárias

16 setembro 2013

ConcursoCulturalSalamandra

 

Para ganhar um pacote com três edições da coleção Ex-Libris – Clássicos em Quadrinhos (A primeira carta, de Yann Dégruel; O filhote de elefante, do mesmo autor; e A guerra dos botões, de Philippe Thirault, Aude Soleilhac e Isabelle Merlet), bastava responder à seguinte pergunta: "O que não pode faltar em uma adaptação literária para os quadrinhos?"

Veja abaixo os três vencedores!

"Não pode faltar paixão e respeito à obra original, assim como é essencial interpretar a obra e não apenas copiá-la. O dever do roteirista é extrair sua essência; a do artista, tornar essa essência palpável e digna. Assim sendo, o que não pode faltar definitivamente em uma adaptação literária para os quadrinhos não é a fidelidade 'espelho' à obra, mas, sim, o amor e dedicação dos artistas para tornar a experiência dos quadrinhos o diferencial da leitura, não para substituir o original, mas para convidar o leitor habitual dos quadrinhos a se apaixonar também pela obra original e despertar o interesse dos leitores do original para essa outra plataforma possível."
- Valter do Carmo

"Um pequeno, mas voraz leitor dentro de cada um dos adaptadores. As más adaptações são sempre apressadas, buscam mais um produto do que uma obra. Na passagem da literatura para os quadrinhos, nada mais importante do que um leitor para saber onde estão os silêncios necessários para fazer uma obra falar por si própria."
- Rafael Soares

"Toda adaptação infantil não pode abrir mão da capacidade de sonhar inerente ao ser humano. Um estágio de ruptura com a realidade e, ao mesmo tempo, a capacidade de refletir essa realidade. O respeito à inteligência do leitor e, o principal, aquele sabor supremo de curiosidade e mistério, de diversão e encantamento, que nos tornam leitores eternos."
- Carlos Alberto de Oliveira Júnior

Parabéns aos três vencedores! Aguarde o contato do Universo HQ, por intermédio dos e-mails fornecidos.

A primeira carta

O filhote de elefante

A guerra dos botões

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA