Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Revelada HQ clássica censurada dos Trapalhões

13 fevereiro 2012

HQ Censurada

Em 2009, a matéria Os Trapalhões na Bloch Editores: a história de um clássico dos quadrinhos, publicada no Universo HQ, citou uma aventura da versão cartunesca dos comediantes que havia sido censurada nos anos 1980.

Escrita por Orlando Costa, com desenhos de Bira Dantas, a história original fazia uma sátira com famosos super-heróis dos gibis e trazia conotações políticas e sociais que forçaram a editora a alterar a HQ para evitar problemas com o governo ditatorial brasileiro da época.

Agora, os fãs do saudoso gibi - considerado por muitos leitores uma das melhores produções dos quadrinhos brasileiros - podem conferir a HQ original na íntegra, publicada por seu desenhista no blog Charges do Bira.

São dez páginas já arte-finalizadas em nanquim, mas ainda em preto e branco, nas quais é possível entender, dentre outros motivos, o que levou a Bloch a cometer censura prévia: o inusitado super-herói Homem-Lula, clara alusão ao então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva, inimigo dos militares.

"Se alguém aí tiver a edição em que saiu a história alterada, eu ficaria bastante grato se me presenteasse, pois não tenho mais a revista", solicita Bira aos leitores do UHQ.

Na postagem do blog, ele também conta outras histórias de bastidores do estúdio de Ely Barbosa (responsável pela criação das histórias em quadrinhos dos Trapalhões até 1988), incluindo a reprodução de um depoimento polêmico do roteirista Orlando Costa.

Clique aqui e confira esse pedaço da história dos quadrinhos nacionais.

HQ Censurada

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA