Revista Beaux Arts celebra os 75 anos de Spirou

Por Sérgio Codespoti
Data: 11 setembro, 2013

Beaux Arts - Hors-Série - Spirou a 75 ansA revista francesa Beaux Arts está celebrando os 75 anos do personagem Spirou com uma edição especial, com capa dura e 128 páginas.

Spirou é um dos mais famosos personagens da HQ franco-belga, ao lado de Tintim, Asterix e Lucky Luke. Foi criado por Rob-Vel, no dia 21 de abril de 1938, e estreou na primeira edição da revista com o seu nome.

Este é o terceiro especial de quadrinhos publicado pela imprensa tradicional francesa desde julho, quando as revistas Histoire e Marianne se juntaram para publicar uma edição especial sobre Corto Maltese, e as revistas Le Point e Historia fizeram uma parceria para publicar um volume sobre Lucky Luke.

A edição inclui um portfólio de cenas clássicas das histórias de Spirou; uma longa monografia assinada por Christelle e Bertrand Pissavy-Yvernault; a evolução visual do personagem e seus diversos artistas; biografia de André Franquin; um artigo do crítico de arte Pierre Stercx; uma análise estrutural das HQs belgas e suas regras de ouro; e diversos textos sobre os personagens, máquinas e veículos que fazem parte do universo de Spirou.

Para finalizar, um longo artigo mostra as influencias da arte, da arquitetura e do design (mobiliário, carros, luminárias etc), no trabalho de Franquin e outros artistas, comparando as referências fotográficas com diversas cenas das HQs.

Beaux Arts – Hors-Série – Spirou a 75 ans está sendo vendido por módicos 8,90 euros, valor bastante razoável, levando-se em conta que o preço médio de um álbum de HQ, com capa dura e 56 páginas, custa em média 14 euros.

• Outros artigos escritos por

.

.

.