Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Revista Empire publica detalhes e fotos inéditas de O Homem de Aço

29 janeiro 2013
Aviso aos leitores: este artigo aborda acontecimentos que serão vistos no filme O Homem de Aço, divulgados na mídia norte-americana. Por isso, esteja avisado de que a leitura conterá fatos que podem ser considerados spoilers por alguns.

 

A edição da revista Empire desta semana traz uma matéria especial sobre os filmes de super-heróis programados para 2013, e dedicou a capa para apresentar uma foto inédita de Henry Cavill como Superman, em O Homem de Aço.

No interior da publicação, há ainda imagens de Russel Crowe como Jor-El e Michael Shannon como Zod. São oito páginas dedicadas ao personagem, incluindo entrevistas com o diretor Zack Snyder, o roteirista David S. Goyer e o elenco.

Goyer relembrou como a ideia para um novo filme do Superman surgiu depois de uma série de reuniões com Christopher Nolan para desenvolver a trama de Batman - O Cavaleiro das Trevas ressurge, e eles havia chegado a um beco sem saída.

Para espairecer, o escritor leu antigas revistas do Homem de Aço e começou a fazer anotações, que foram apresentadas a Nolan, que gostou do que leu e apresentou à Warner Bros.

"Eu tinha em mente que, se o Superman realmente existisse, a primeira história seria sobre o primeiro contato. Ele é um alienígena, você pode facilmente imaginar um cenário no qual faríamos um filme como E.T. - O Extraterrestre em vez de ele sair por aí com uma roupa colorida. Se o mundo descobrisse sua existência, seria a maior coisa da história da humanidade", explica Goyer.

O Homem de Aço da revista EmpireO Homem de Aço da revista Empire

Dentre as perguntas que serão respondidas no filme, estão as razões para o kryptoniano usar seu uniforme, a escolha do nome Superman, o que realmente é a Fortaleza da Solidão e a reação das pessoas à sua presença. Para a equipe responsável pelo reboot, aplicar realismo ao herói torna seu conceito mais profundo.

"Superman existe, e isso é muito importante", resumiu Snyder, que chegou a discutir com o estúdio fazer um filme do personagem antes de Superman - O Retorno (2006), mas resolveu seguir em outros projetos porque não conseguiu imaginar uma maneira de fazer a adaptação funcionar. "Mas, dois anos atrás, Nolan me ligou e perguntou se podíamos conversar sobre o Superman. Fiquei impressionado. Depois que lemos o roteiro, eu e minha esposa olhamos um para o outro sabendo que haviam conseguido uma maneira de fazer esse filme."

De acordo com o diretor, todos os elementos clássicos estão lá, mas o tom é diferente. Em O Homem de Aço haverá mais ação do que em toda a trilogia do Cavaleiro das Trevas, mas o lado humano de Clark Kent também será explorado, pois ele está tentando encontrar seu lugar no mundo.

Parte da narrativa envolve o dilema de Clark Kent escolher qual filosofia adotará: a de seu pai adotivo, Jonathan Kent (Kevin Costner) ou a de sua hereditariedade alienígena, vinda de Jor-El? Tendo sido enviado à Terra ainda bebê, ele não conhece Krypton, e alguém precisa mostrar a ele como era seu planeta natal.

"Zod é a escolha lógica", resumiu Zack Snyder. "Não queremos tirar o 'super' do Superman. É preciso lembrar o que faz do Batman e do Superman os super-heróis mais amados mesmo depois de tantos anos. É a essência desses personagens que importa. Não podemos nos afastar muito, pois parte de seu apelo é sua natureza extraordinária."

"Este não será um filme sombrio, de maneira alguma", afirma Henry Cavill. "As interpretações passadas do personagem foram bem suaves, e esta será uma visão mais realista. Entretanto, o mantemos potencialmente irreal, uma vez que se trata de um alienígena com superpoderes."

Para finalizar, foi perguntado a David Goyer se o Superman deste novo filme será o mesmo de um potencial longa-metragem da Liga da Justiça, em 2015. "Sem comentários", respondeu.

Além de O Homem de Aço, a publicação apresenta também informações sobre The Wolverine, Kick-Ass 2, O Cavaleiro Solitário, Homem de Ferro 3 e Thor 2.

Uma notícia relacionada ao reboot cinematográfico do Superman: Lloyd Philips, um dos produtores do longa-metragem, faleceu no último sábado, 26 de janeiro. Ele tinha 63 anos e sofreu um ataque cardíaco em sua casa, em Malibu. Philips venceu o Oscar em 1980 pelo curta-metragem The Dollar Bottom.

Dentre outros filmes produzidos por ele estão Os doze macacos, Limite vertical, A lenda do Zorro, Bastardos inglórios e O turista.

O Homem de Aço estreará nos Estados Unidos em 14 de junho, mas no Brasil chegará aos cinemas apenas em 12 de julho.

Jor-El

General Zod

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA