Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Revista Mundo dos Super-Heróis muda em busca de mais público

24 março 2011

Mundo dos Super-Heróis #26

Quando a 26ª edição da revista Mundo dos Super-Heróis (formato 20,5 x 27,5 cm, 96 páginas, R$ 14,90), da Editora Europa, chegar às bancas, nos próximos dias, o leitor habitual terá uma surpresa: a partir de agora, a publicação ampliará os assuntos abordados, deixando de falar apenas de quadrinhos e focando-se mais na cultura pop. Além disso, apresentará um novo projeto gráfico.

Segundo o editor Manoel de Souza, o objetivo é alinhar o conteúdo da revista à atual tendência do crossmedia, em que seriados, longas-metragens, desenhos animados e jogos eletrônicos estão todos interligados. "Os leitores de quadrinhos têm interesse também por outras mídias. E quem lê super-heróis normalmente consome outros gêneros, que vão das revistas do Mauricio de Sousa a DVDs e livros de ficção científica. A ideia é oferecer um cardápio mais variado", avalia.

Para marcar a nova fase da Mundo dos Super-Heróis, a matéria de capa será dedicada a Smallville, o seriado sobre as aventuras do jovem Superman que será encerrado este ano, após dez temporadas.

"Parece uma escolha radical, mas não é. Smallville é a série originária dos quadrinhos mais longa e bem-sucedida da TV. É um grande exemplo do crossmedia", afirma Manoel.

Vale frisar que as seções que os leitores da Mundo dos Super-Heróis mais apreciam continuam na revista. Neste número, por exemplo, há a cronologia década a década de Thor, que chegará aos cinemas em maio, um perfil do vilão Darth Vader, de Guerra nas Estrelas, a biografia do desenhista Alex Toth e outras reportagens.

Mundo dos Super-Heróis #26

O editor Manoel Souza conversou com o Universo HQ por e-mail para explicar mais sobre as mudanças. Confira abaixo.

Universo HQ: Com o novo perfil, a revista abandonará a fórmula dos dossiês?

Manoel Souza: Não. Os temas serão mais amplos e não focados somente em quadrinhos. Mas o sistema de dossiês será o mesmo. As reportagens bem aprofundadas são nosso grande diferencial.

UHQ: A ideia, obviamente, é ampliar o número de leitores. Haverá algum tipo de ação focado em outros públicos, além do fã de quadrinhos?

Souza: Vamos aproveitar as seções para falar de outros temas. Por exemplo: Procurado, a seção que geralmente traz um vilão dos quadrinhos, terá o Darth Vader, um vilão do cinema. Mas, apesar disso, o mostramos também nos quadrinhos de Star Wars, nos desenhos animados e games. Esse é o espírito daqui para frente, pois as mídias se misturam.

UHQ: Ao que parece, essa ampliação será mais centrada em "assuntos nerds". A revista falará de cinema e games que não sejam ligados a quadrinhos, desenhos animados etc.?

Souza: Em parte. Por enquanto, ficaremos focados em personagens que têm relação com os quadrinhos. Aos poucos, vamos ampliar o leque para produções voltadas à ação e fantasia que não necessariamente são baseadas em HQs.

Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26Mundo dos Super-Heróis #26

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA