Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Revistas europeias dão destaque para os quadrinhos

29 setembro 2016

La grande aventure du journal TintinVárias revistas da Alemanha, França e Bélgica estão dando destaque para as HQs no mês de setembro.

A edição # 119 da Weltkunst, publicação alemã dedicada às artes, tem como assunto de capa os quadrinhos nos museus.

Um artigo de 12 páginas, de Andreas Platthaus, fala da presença de Walt Disney, Hergé e Uderzo nos museus alemães, e dá ênfase à mostra Pioniere des Comic (Pioneiros dos Quadrinhos), em exibição no Museu Schirn, em Frankfurt, analisando a carreira de Charles Forbell, Winsor McCay, Frank King e George Herriman.

Os 70 anos do Jornal de Tintim estão sendo celebrados em várias publicações na França e na Bélgica.

A Ka Boom # 16, tem Tintim na capa, e traz um artigo de 11 páginas, com textos de Stéphane Beaujean, Romain Brethes, Xavier Guilbert, Victor Maas e Nicolas Tellop, ilustrado por Ted Benoît e Blutch, dentre outros.

Já o semanário Le Figaro – Magazine (edição de 24 de setembro) também tem Tintim na capa e inclui um artigo de 12 páginas escrito por Olivier Delcroix, em um trecho de Tintim de A a Z, um novo livro do especialista Albert Algoud.

Os belgas não ficam atrás, e o semanário Le Vif – L'Express, de 23 de setembro, é uma edição especial com quatro capas diferentes (todas com personagens da série Tintim), que inclui um artigo de 10 páginas sobre o herói criado por Hergé.

Além disso, todos os artigos da revista, inclusive os assuntos que não são relacionados a quadrinhos, são ilustrados com desenhos tirados de diversas HQs de autores, como Edouard Aidans, André Franquin, Paul Cuvellier, Hermann, Cosey, Dupa, Hugo Pratt e Edgar P. Jacobs.

A celebração dos 70 anos do Jornal de Tintim também inclui uma enorme exposição sobre Hergé e seus personagens no museu Grand Palais, em Paris, na França. A mostra está documentada num belíssimo catálogo intitulado Hergé, de 364 páginas e com capa dura.

A revista Paris-Match se antecipou e lançou um especial sobre o assunto, no último mês de agosto.

Mas a peça-chave dessa comemoração é um grande livro da Le Lombard, La grande aventure du journal Tintin, de 784 páginas e formato 22,3 x 30 cm, celebrando as séries publicadas no Jornal de Tintim, como Blake e Mortimer, Alix, Ric Hochet, Thorgal, Michel Vaillant, Corentin Feldöe etc.

A Lire, publicação francesa, lançou um especial de 122 páginas – Lire - Hors Serie # 22 – dedicado exclusivamente a Lucky Luke, o bem-humorado caubói de Morris. O volume inclui cinco histórias curtas completas, artigos sobre a criação do personagem, a arte de Morris (incluindo dezenas de desenhos raros e esboços), os principais álbuns, o impacto da série etc.

Para saber tudo sobre Tintim, clique aqui para ler uma matéria especial que comemorou os 80 anos do personagem.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA