Roberto Guedes lança, por selo próprio, o Almanaque Meteoro

Por Sidney Gusman
Data: 18 março, 2010

Almanaque Meteoro

O editor, escritor e roteirista Roberto Guedes (autor de A Era de Bronze dos Super-Heróis, A Saga dos Super-Heróis Brasileiros e Quando Surgem os Super-Heróis) está lançando o prozine – fanzine feito por profissionais – Almanaque Meteoro # 1 (formato 16 x 23 cm, 48 páginas em preto e branco, R$ 5,00, periodicidade trimestral). Para isso, ele criou o selo Guedes Manifesto, mesmo nome de seu seu blog, que está no ar desde novembro de 2008.

A ideia de Guedes é criar uma publicação que mescle quadrinhos, artigos, entrevistas e pin-ups.

Na edição de estreia, a principal HQ é Meteoro, aquele que está nos ares, com roteiro de Guedes e arte de Aluísio de Souza (Victory) e Júlio Cesar Zvir (Shi, Lady Death). O personagem, criado em 1992, agora tem uma nova identidade: Roger Mandari, um jovem estudante escolhido entre bilhões de seres humanos, por um misterioso ex-integrante da sociedade secreta Sinarquia Universal, para se tornar o “campeão do bem”, na luta contra o “Grande Maligno”.

Roberto Guedes assina ainda os roteiros de Cadê meu gibi, ô meu?, com desenhos de Marcio Baraldi (Roko-Loko), e Amor Bandido, protagonizada por Mylar, o Homem-Mistério, personagem criado nos anos 1960 por Eugênio Colonnese e com arte de Emir Ribeiro (Velta).

Bira Dantas (Dom Quixote) relata o encontro dos músicos Egberto Gismonti e Herbie Hancock. O ilustrador Carlos Henry apresenta um crossover entre dois ícones dos quadrinhos nacionais: Capitão 7 e Fantasticman. E André Valle (Sítio do Picapau Amarelo) e Paulo Caesar assinam O Ídolo de pedra, um conto de espada e feitiçaria.

Nas páginas editoriais, Rodolfo Zalla (Calafrio, Mestres do Terror)
revela detalhes de sua carreira e Paulo Ricardo Montenegro, criador do site
Gibihouse,
apresenta uma entrevista inédita com o falecido Oscar
Kern
, que fala de seus anos como roteirista da Disney.

Fechando a edição, curiosidades e dicas de colecionismo a respeito das revistas O Pato Donald e Shook, por conta Cesar Brito e Gérson Fasano, respectivamente.

A tiragem do Almanaque Meteoro é limitada. Para adquirir um exemplar, basta entrar em contato com Roberto Guedes por intermédio de seu blog ou diretamente pelo e-mail guedesbook@gmail.com. O preço é o mesmo para qualquer parte do Brasil, com frete já incluso.

Almanaque MeteoroAlmanaque MeteoroAlmanaque MeteoroAlmanaque MeteoroAlmanaque MeteoroAlmanaque MeteoroAlmanaque MeteoroAlmanaque Meteoro

 

• Outros artigos escritos por

.

.

.