Saiba de mais detalhes sobre o selo Epic, da Marvel

Por Samir Naliato
Data: 12 junho, 2003

Epic ComicsComo você já viu aqui no Universo HQ, a Marvel resolveu ressuscitar o selo Epic, voltado para quadrinhos autorais e com uma linha editorial diferente do Universo Marvel tradicional.

Dessa vez, a idéia é de que qualquer pessoa (inclusive você que está lendo esse artigo) possa enviar a proposta de um projeto, seja com um personagem da editora ou uma criação própria, de qualquer estilo. Depois de aprovado, toda a produção fica por conta do autor.

A “Casa das Idéias” divulgou novos detalhes e algumas regras de como o criador deve proceder. Então, se você pretende apresentar alguma idéia, preste atenção.

Escritores

A editora quer scripts para uma história de 22 páginas. Não mande propostas de minisséries ou aventuras de mais páginas. Uma vez aceito, será discutido o melhor formato para publicação. Um modelo está disponível no site. O autor precisa ainda enviar os formulários Idea Submission Form e Epic Writers Work Made for Hire Agreement, caso o personagem pertença à Marvel. Nessa última alternativa, algumas observações:

1- O que você criar para a Marvel se torna de propriedade da editora. Uma vez que o material é aceito e pago, os direitos como criador são extremamente limitados.

2- Depois de comprada, o autor não pode usar a história em outro lugar.

3- O material pertencerá à editora. Isso quer dizer que eles podem alterar, explorar de outras maneiras, tirar seu nome ou qualquer outra coisa que desejarem. Pertence à editora, não a você.

4- Com a proposta aceita, os escritores receberão US$ 500. De acordo com o andamento do projeto, os pagamentos serão feitos segundo o contrato Work Made for Hire Packaging Agreement.

5- Se um personagem é criado, o autor será pago de acordo com a política da editora. Entretanto, o que se constitui como um “novo personagem” é de decisão da Marvel.

Mas se a proposta não se passa no Universo Marvel, nem inclui personagens dele, será enviado para o autor do projeto o contrato de Epic Creator-Owned Agreement, para publicações autorais.

Envio de propostas

É preciso que quem se proponha a enviar idéias tenha consciência de algumas coisas.

1- A editora está sempre desenvolvendo personagens, histórias e conceitos, que podem ou não ser similares ao seu projeto. Se sua idéia é Novos Guerreiros: A Ressurreição, e a Marvel anunciar um mês depois Novos Guerreiros: O Retorno, que vinha sendo desenvolvido com outros escritor, paciência.

2- A editora não tem a obrigação de devolver a proposta enviada, ou explicar porque ela foi rejeitada.

3- Você garante que a idéia é sua e somente sua. Se outra pessoa estiver envolvida, fale, ou enfrente as conseqüências legais mais tarde. Se outra pessoa colaborou com o projeto e descobrir que foi deixado de fora, a reclamação será com você, não com a editora. Ou seja, quem mentiu foi você, não a Marvel.

4- Nada do que for enviado será considerado de natureza confidencial, e não serão aceitas propostas nessas circunstâncias. Se for usar um pseudônimo, a Marvel precisa saber quem você é de verdade.

5- Todas as idéias precisam ser apresentadas por escrito.

6- Se tiver algum problema com a editora, os danos não excederão US$ 5000. É preciso levar a reclamação até seis meses depois da publicação de sua idéia.

A editora pede ainda para que não sejam enviadas idéias de escritores e desenhistas em conjunto.

Informações específicas para desenhistas, arte-finalistas, coloristas e capistas, além de outros detalhes, são encontrados no site oficial da Epic.

• Outros artigos escritos por

.

.

.