Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

São Paulo sedia seminário acadêmico sobre HQs neste sábado

17 setembro 2009

A
Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e o Observatório de HQs
da Universidade de São Paulo
realizam neste sábado, das 8h30min às
18h, o 4º Seminário de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos - Os Quadrinhos
e a Universidade
.
O evento reunirá palestras em que serão apresentados trabalhos acadêmicos, TCCs e mestrados que tiveram os quadrinhos como objeto de estudo. Dentre os temas abordados, estão alfabetização, cobertura da imprensa, a obra de Lourenço Mutarelli e a cultura pop japonesa.

A programação deste ano é a seguinte:

8h30min - Abertura, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Andrade, organizador do evento;

9h30min - Estruturas icônicas nas cartilhas de treinamento quadrinizadas, com Ed Sarro, da FAU-USP.

11h30min - Uma arte subestimada - A cobertura das histórias em quadrinhos na imprensa de São Paulo, com Felipe Lavignatti, da PUC-SP; e Dialogismo e tradição nas histórias em quadrinhos contemporâneas, com Diego Figueira, da Ufscar-SP e colaborador do Universo HQ.

14h30min - Histórias em quadrinhos na alfabetização de crianças - Um estudo a partir da alfabetização infantil, com Éderson Paulino da Silva e Michelle Costa Duarte, da Metodista; e Considerações sobre sociedade e tecnologia a partir das histórias em quadrinhos de Lourenço Mutarelli no período de 1988 a 2006, com Liber Eugenio Paz, da UTFPR.

16h - HQ Udigrudi - A linguagem artística dos quadrinhos alternativos na década de 1970 no Brasil, com Claudio Rogério da Silva, da Unimesp ; e Animextreme - Um evento da cultura pop japonesa e o fascínio dos jovens pelo mangá, com Nicolle Prado de Assis, da ESPM-RS.

A organização é dos professores Dr. Carlos Augusto Andrade, Tiago Souza, Denis Basílio e Sílvio Alexandre. O seminário será realizado no Campus Liberdade da Unicsul (Rua Galvão Bueno, 868 - Liberdade - São Paulo/SP).

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA