Segundo número de Cahiers de la BD destaca Moebius e autoras de quadrinhos

Por Sérgio Codespoti
Data: 11 janeiro, 2018

O segundo número da revista trimestral Cahiers de La BD traz como destaque de capa Moebius, Umberto Eco e Philippe Geluck (criador de Le Chat), e faz uma pergunta: as mulheres são o futuro dos quadrinhos?

Moebius é alvo de uma nova exposição, dessa vez na cidade de Toulon, na França. Inside Moebius – L’alchemie du trait abrirá no dia 21 de janeiro no Centre D’art du Var. A exposição conta com 300 originais do artista, que faleceu no dia 10 de março de 2012.

A revista está dividida em “cadernos”, e o caderno temático – com 25 páginas – destaca a importância das mulheres nas HQs. As matérias incluem um artigo sobre a participação da mulher na nona arte; uma lista com dez personagens, dentre elas Bécassine, Tank Girl, Barbarella, Kamala Khan (Ms. Marvel), Maggie Chacarillo e Hopey Glass; uma entrevista com a socióloga Sophie Bonadè; e cinco entrevistas curtas, com Pénélope Bagieu, Marie Gloris Bradiaux-Vaïente, Joanna Hellgren, Johanna Schipper e Tanx.

Além disso, o caderno também traz uma história de duas páginas de Claire Brétecher.

No caderno estético os destaques são as origens da Street Art e os textos de Umberto Eco e sua defesa das HQs.

A revista ainda traz artigos sobre Gilbert Shelton, Robert Crumb, Cosey, Töpffer, Philippe Geluck, Osamu Tezuka e Guido Buzzelli.

Les Cahiers de la Bande Dessiné surgiu em 1969, com o título Stroumpf , depois virou Stroumpf – Les Cahiers de la Bande Dessiné. Essa fase durou até 1983. Entre 1984 e 1988, a revista largou o Stroumpf e depois simplificou o nome ainda mais, para Cahiers de la BD, que perdurou até 1990. Houve uma tentativa de ressuscitar o título entre 2004 e 2005. Dentre os nomes associados com essa prestigiosa revista estão Henri Filippini, Benoît Peeters, Numa Sadoul, Yves Frémion, Bruno Lecigne, Thierry Groensteen, Pierre Fresnault-Deruelle, Didier Pasamonik, Thierry Smolderen, Harry Morgan e Jean-Christophe Menu.

A atual versão, lançada em 2017, é comandada por Vincent Bernière. Cahiers de la BD # 2, tem lombada quadrada, capa cartonada, 218 páginas e custa 12,50 euros.

O terceiro número será publicado em abril próximo.

Cahiers de la BD # 2

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Ed mundo

    Tá difícil comentar no UniversoHq, o tal do Naranjo só publica os comentários que quer, sem o comentário violar nenhuma regra, só porque sugeri um acréscimo de informação à matéria. Depois o site quer minha doação…

    • 1. Quem disse que é o Naranjo quem publica os comentários?

      2. Seu comentário anterior foi publicado sim. Você que se apressou na reclamação.

      • Ed mundo

        Não, o que acontece é que os comentários devem ser moderados e publicados na ordem em que foram feitos, senão dá margem a este tipo de falha de comunicação. Não pode é ficar liberando os comentários na ordem que der na telha. De qualquer forma, grato pela resposta.

  • Alexandre Neves

    Bah, pensei que fosse uma revista brasileira sobre quadrinhos.