Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Semana de quadrinhos em evento no Rio de Janeiro

4 maio 2006

I Semana de Quadrinhos da ECO/UFRJ
foi o tempo em que os quadrinhos eram desprezados pelos meios acadêmicos
como um tipo de cultura menor. O número de pesquisas científicas que dissecam
a Nona Arte sobre vários aspectos só tem crescido. Esse ano, por exemplo,
foi criado um mestrado
na área de quadrinhos
na UEFS.

Seguindo essa proposta de fomentar os estudos e a apreciação dos quadrinhos e da cultura pop em geral, o Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) realiza a I Semana de Quadrinhos da ECO/UFRJ, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a partir das 9h, no campus da Praia Vermelha. A proposta não poderia ser melhor. Segundo os organizadores, os objetivos do evento são interligar quadrinhos, animações, crítica política social pelo humor, além de discutir e divulgar a produção independente.

O pessoal também acertou no formato, com três dias cheios de atividades tanto teóricas quanto práticas. Pela manhã acontecerão as palestras e mesas redondas com vários artistas e pesquisadores, como Miguel Paiva, Allan Sieber, Aroeira, Carlos Patati, Francisco Caruso, Waldomiro Vergueiro, Maurício Ricardo, Leonardo, Moacy Cirne, Octavio Aragão, Adão Iturrusgarai, entre outras feras. Na parte da tarde os participantes poderão fazer oficinas que vão desde a produção dos quadrinhos até o seu uso político.

Aliás, seguindo essa proposta de estimular a produção e se um evento de prática e não só de teoria, os organizadores estão preparando uma Mostra de Desenho Livre, um Concurso de Charges, exibição de curtas-metragens de animação, o lançamento da revista de humor Banda Grossa e uma Feira de Livros e Quadrinhos, boa oportunidade para as editoras mostrarem seus lançamentos e fazerem promoções especiais.

Para saber como participar e conferir a programação completa é só entrar em contato pelo telefone 0XX-21-3873-5080 ou visitar o site do evento.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA