Sepé Tiaraju em álbum lançado pela Câmara dos Deputados

Por Sidney Gusman
Data: 26 maio, 2011

Sepé Tiaraju - O índio, o homem, o herói

Em novembro de 2010 foi lançado um álbum de quadrinhos nacionais do qual a imensa maioria dos fãs nem sequer ouviu falar. Trata-se de Sepé Tiaraju – O índio, o homem, o herói (formato 18,5 x 28 cm, 64 páginas coloridas, em papel couché de alta gramatura), publicado pela Câmara dos Deputados.

O livro, apesar de não trazer os créditos na capa, tem roteiro de Luiz Gatto, desenhos de Plínio Quartim e cores de Mateus Zanon. Os dois últimos dividiram a arte-final com Bruno Primo e Pedro Ernesto. A obra retrata a trajetória do índio missioneiro que liderou a resistência dos guaranis contra a implantação do Tratado de Madri, em 1750, e se tornou uma figura famosa da cultura do Rio Grande do Sul, mas pouco conhecida em outros estados.

Segundo o release divulgado à imprensa, o material foi desenvolvido pela Coordenação de Divulgação Institucional da Câmara – Cordi e o projeto levou um ano e dois meses para ser concluído.

A publicação é fruto do projeto de lei nº 5.516/2005, do deputado federal Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, que em 2009 incluiu Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria.

O álbum, que é o segundo volume da série Obras Comemorativas – Personalidades (o primeiro foi um livro teórico sobre o mesmo personagem), está sendo distribuído para escolas públicas e bibliotecas de todo o Brasil.

Veja abaixo um trailer do material, numa reportagem da TV
Câmara
. Além disso, interessados podem fazer o download
gratuito da obra clicando aqui.

 

• Outros artigos escritos por

.

.

.