Sidney Gusman lança livro sobre Mauricio de Sousa na Bienal

Por Sidney Gusman
Data: 17 fevereiro, 2006

Mauricio - Quadrinho a QuadrinhoO
jornalista Sidney Gusman, editor-chefe do Universo HQ e cinco vezes
vencedor do Troféu HQ Mix, estreará como autor na 19ª Bienal
do Livro de São Paulo
, com a obra Mauricio – Quadrinho a Quadrinho
(formato 19 x 27,5 cm, 112 páginas coloridas, capa dura, R$ 39,90), da
Editora Globo.

No livro, fruto de várias entrevistas de Gusman com Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica conta detalhes de sua paixão pelos quadrinhos, desde quando era um jovem leitor até se tornar um dos mais respeitados profissionais dessa mídia no planeta.

“Foi uma experiência enriquecedora fazer este livro. O Mauricio tem uma história fantástica com os quadrinhos e muita gente vai se surpreender com coisas que ele conta no livro”, destaca Sidney Gusman.

Dividida em três partes, a obra começa narrando como surgiu a paixão do autor pelas histórias em quadrinhos, quando ainda era um menino em Mogi das Cruzes. As primeiras revistas que leu, os gêneros que mais apreciava, divertidas histórias do Mauricio colecionador e muito mais. Algumas passagens são ilustradas por desenhos feitos por Mauricio, enquanto concedia a entrevista.

Na segunda parte, Gusman relata como o garoto apaixonado pela arte seqüencial decidiu que se transformaria num autor. Das muitas dificuldades do início de carreira (houve até quem o aconselhasse a desistir da profissão de desenhista) até a transformação da Turma da Mônica num símbolo do Brasil, tudo está relatado.

Por fim, são apresentados em textos baseados em bastante pesquisa, numa espécie de “mini-enciclopédia”, 30 artistas e personagens que marcaram Mauricio e/ou contribuíram para o desenvolvimento de sua obra. E há algumas surpresas na lista!

A 19ª Bienal do Livro de São Paulo acontecerá de 9 a 19 de março,
no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Fique de olho no UHQ para
mais detalhes do lançamento de Mauricio – Quadrinho a Quadrinho.

• Outros artigos escritos por

.

.

.