Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Sobral recebe evento para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional

18 janeiro 2013

Dia do Quadrinho Nacional em SobralAmanhã, dia 19 de janeiro, a cidade de Sobral/CE recebe a exposição itinerante Painéis do Brasil, curadoria de JJ Marreiro e Diego Silva, apresentando um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro. O evento promoverá ainda debates e discussões sobre o momento atual das HQs no País e os novos desafios e perspectivas para o futuro.

O Dia do Quadrinho Nacional em Sobral é uma parceria do Grupo Gattai com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, o Instituto ECOA, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

A entrada é gratuita. Dentre os convidados estarão Lederly Mendonça, José Luís, Fernando Lima, André Pinheiro e Luis Carlos Sousa.

A mostra faz parte do Mês do Quadrinho Nacional, articulação que partiu do Fórum de Quadrinhos do Ceará com o objetivo de transformar o primeiro mês do ano uma celebração à nona arte brasileira, uma vez que o dia 30 de janeiro é considerado o dia dos quadrinhos nacionais por remeter à data em que foi publicada As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini, em 1869.

Veja abaixo a programação:

9h – Exibição do documentário Origem Secreta: A História da DC Comics;
10h30min – Debate: Trabalhando para o mercado americano;
11h15min – Oficina: Desenhando com o lado direito do cérebro;
12h30min – Intervalo;
14h – Oficina faça você mesmo: fanzine e quadrinhos independentes;
15h30min – Debate: Quadrinhos como profissão e mercado nacional;
16h45min – Lançamentos e mesa de autógrafos;
17h30min – Encerramento.

Haverá ainda local para fãs poderem comprar, vender ou trocar HQs, o projeto Banca do Brasil, avaliação de portfólios e mesa de caricaturas pelo Grupo Gattai.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA