Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Stan Lee Media perde outra batalha na justiça

22 outubro 2013

Stan Lee MediaA Stan Lee Media, empresa que há mais de uma década não tem nenhuma relação com Stan Lee, perdeu mais uma batalha na justiça.

Segundo o site Deadline, a 9ª Corte de Apelos, nos Estados Unidos, rejeitou qualquer noção de que a Stan Lee Media teria direitos sobre o personagem Conan.

A decisão reafirma uma postura anterior da justiça, de fevereiro de 2012, na qual a Stan Lee Media não possui qualquer direito sobre o personagem e, por isso, não tinha o direito de entrar com um processo contra os atuais detentores do copyright.

A SLM afirmava que os direitos sobre Conan haviam sido transferidos de maneira imprópria durante a falência da Marvel Comics, no final da década de 1990. A ação foi iniciada na época do lançamento do filme Conan, o bárbaro, de 2011, estrelado por Jason Momoa.

A empresa Stan Lee Media surgiu em 1998, como uma criadora de conteúdo para internet, usando personagens promovidos por Stan Lee (sem nenhuma relação com personagens da Marvel). A empresa entrou em falência em 2000 e dois de seus funcionários, Peter Paul e Stephan Gordon, fugiram para o Brasil. Paul foi extraditado e sentenciado a dez anos de cadeia. Ele está preso desde 2009.

E desde 1998, diversos proprietários e sócios minoritários da empresa tentaram processar a Marvel e, mais recentemente, a Disney, pelos direitos de seus personagens. Em 2013, o juiz William Martinez sentenciou que a empresa não pode mais processar essas editoras (depois de seis tentativas sem sucesso, em cortes diversas, em vários estados) em relação à propriedade dos personagens.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA