Stuart Immonen se “aposentou” dos quadrinhos?

Por Sérgio Codespoti
Data: 1 junho, 2018

Stuart ImmonenA “aposentadoria” dos quadrinhos do desenhista canadense Stuart Immonen foi anunciada no final de maio, após o lançamento de Amazing Spider-Man #800.

Foi Wade Von Grawbadger – que há 20 anos é o arte-finalista de Immonen quem divulgou a notícia no Tumblr. Segundo ele, Immonen está interessado em outros desafios e oportunidades, embora seja possível que ele continue fazendo HQs esporadicamente.

A declaração foi inicialmente interpretada, erroneamente, como um afastamento do artista dos quadrinhos.

Posteriormente, Immonen explicou ao site Newsarama que seu contrato de exclusividade com a Marvel – iniciado em 2002 – chegou ao final, e embora seu relacionamento como a editora se mantenha em bom termos, ele e Kathryn, sua esposa, estão mais preocupados com atividades de lazer.

Immonen disse ainda que não tem planos imediatos, mas que não excluiu a possibilidade de ilustrar outras revistas, dependendo do projeto e dos outros envolvidos.

Ou seja, deixou claro que está tirando umas férias prolongadas, mas não pretende parar de desenhar HQs.

Sua carreira nos quadrinhos começou com a HQ independente Playground, publicada em 1988. Depois de alguns anos trabalhando para editoras pequenas, ele foi contratado pela DC Comics, em 1993, para desenhar a Legião dos Super-Heróis.

Immonen ilustrou títulos como Inferno, Superman – Identidade Secreta, Adventures of Superman, All-New X-Men, Legion of Superheroes, Ultimate Spider-Man, NextWave, Action Comics, Amazing Spider-Man, All-New Captain America, Fear Itself, Star Wars, Valor, Avengers, Thor, New Avengers e Empress.

Alguns de seus trabalhos independentes (parte deles escrita em parceria com sua esposa, Kathryn Immonen), incluem: 50 Reasons to Stop Sketching a Conventions, Never as Bad As Yout Think, Moving Pictures e Russian Olive to Red King.

Durante sua carreira, ele demonstrou três estilos distintos em seu traço. Um mais realista, como visto em Legião dos Super-Heróis e Superman – Identidade Secreta; um estilizado dinâmico, apropriado para super-heróis, como nos títulos do Homem-Aranha, X-Men e Capitão América; e um outro estilizado, mais “carregado”, como em Never as Bad As Yout Think, Moving Pictures e Russian Olive to Red King.

Homem-Aranha, arte de Stuart Immonen

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • LOBO_O_Maioral

    Detestava a arte dele em Superman.
    Só vim a gostar mesmo, nos Vingadores…

    • Moroni Machado

      Identidade secreta é dele

  • ossidon

    Mais um que vai debandar pra DC .

  • ninguém

    Aí, Salvat, quer frescor e ousadia em seus futuros lançamentos?
    Aposte em dedicar algum volume de capa preta a “NEXTWAVE” (Nova Onda), de Ellis e Immonen.

  • Ronildo Antonio Abijaude da Si

    Uma fera que vai ganhar mais dinheiro em outras áreas… tomara que ainda tenhamos ao menos umas capas com ele.

  • Jotape Ferreira

    Bom saber que o Immonen está apenas tirando umas férias mais longas. O cara desenha muito para se aposentar agora… Descansa aí e volta com força total.