Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

The Independent faz a Europa conhecer a nova censura turca

8 março 2005

The IndependentUm
artigos muito comentado em 2004 do Universo HQ foi Alan
Moore e a volta dos super-heróis ingleses
, elogiando a fonte da
informação a partir da qual o assunto foi desenvolvido para os leitores
brasileiros, o The Independent.
Na última sexta-feira, o jornal londrino deu mais uma prova da excelência de seu jornalismo e do alcance social do conteúdo que produz. Uma questão importante, a nova escalada de repressão e intimidação aos cartunistas da Turquia, ganhou não só um registro, mas uma longa matéria de fundo, assinada pela jornalista Susan Frazer, diretamente da capital turca, Ankara.

Na matéria, o The Independent cuida não só de historiar os fatos atuais, em que o governo turco tenta intimidar, através do jornal Cumhuriyet e de uma outra publicação que teriam publicado um cartum "contra o estado", mas também de mostrar que o novo governo, que tanto propagou um novo tipo de relacionamento com a sociedade e com a imprensa, repete velhos hábitos do poder na Turquia.

Como o jornal londrino é uma das principais fontes de referência de toda a Europa, é de se esperar que a notícia se espalhe, fortalecendo outras iniciativas neste sentido, aumentando a vigilância internacional sobre mais esta tentativa de censura, que se abate não só sobre a Turquia, mas também sobre a parte de Chipre que se encontra sob domínio turco.

Uma outra fonte importante sobre o assunto é uma entrevista do cartunista turco Behik Ak, em inglês, publicada pelo portal curdo Kurdish Media, a partir de material gerado pelo Bia News Center.

O Universo HQ solicitou o direito de traduzir a entrevista, entendendo que a finalidade da publicação não é comercial, mas não obteve resposta dos colegas do Bia News Center.

De todo modo, vale ressaltar que um resultado que "iniciativas" deste tipo têm conseguido é fazer com que a Turquia seja, atualmente, um grande celeiro de bons cartunistas e chargistas, a começar do premiadíssimo Erdogan Basol.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA