Thierry Groensteen entrevista Joann Sfar

Por Sérgio Codespoti
Data: 19 fevereiro, 2013

A editora Impressions Nouvelles lançou, no mês passado, o livro Entretiens avec Joann Sfar (Entrevistas com Joann Sfar), de Thierry Groensteen.

O volume tem 288 páginas e, além das longas entrevistas, também inclui fotografias, ilustrações e páginas de HQs. Os assuntos discutidos incluem a vida e a família de Sfar, o judaísmo, filosofia, a carreira do artista, a evolução de sua obra, uma longa conversa técnica sobre o desenho, outros projetos do artista, o cinema, suas viagens etc.

Sfar é o autor de Donjon, Sardine de l’espace (em oito volumes), O Gato do Rabino (cinco volumes), Klezmer (quatro Volumes), Pequeno Vampiro (sete volumes), Grande Vampiro (seis volumes) e Les Carnets (nove volumes), bem como da adaptação de O Pequeno Príncipe, dentre muitas outras HQs. Além disso, é o diretor do filme Gainsbourg, vie héroïque, de 2010, e do longa-metragem de animação O Gato do Rabino, lançado em 2011.

Thierry Groensteen é um dos mais respeitados pesquisadores de quadrinhos da Europa. Ele foi editor da revista Les Cahiers de la Bande Dessinée, diretor do Musée de la bande dessinée d’Angoulême, fundador da revista Neuvième Art e da editora éditions de l’An 2.

Ele é o autor de diversos livros sobre quadrinhos, incluindo Système de la bande dessinée (1999), Un objet culturel non identifié (2006), La Bande dessinée, mode d’emploi (2008), La bande dessinée son histoire et ses maîtres (2009) e Bande dessinée et narration (2011).

Entretiens avec Joann Sfar custa 22 euros. O livro ainda não possui uma versão digital para leitor de e-Books.

Entretiens avec Joann Sfar

• Outros artigos escritos por

.

.

.