Tijolo é a primeira revista em quadrinhos com O Menino da Laje 8

Por Marcelo Naranjo
Data: 16 dezembro, 2015

O Menino da Laje 8 é uma série de tiras criadas em 2012 pelo chargista Brum, para o jornal Expresso (Rio de Janeiro), que narra o dia a dia de Xulé, um pequeno morador do Morro do Estepe Furado, uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Lá, ele vive divertidas situações junto com a sua inseparável bola de meia e seus amigos, como o estudioso Lemão, o esperto Tuil, o pensativo indiozinho Cambaxirra e o Feirante Tizezé.

Uma característica dessas tiras é a preocupação em levar uma mensagem positiva para os pequenos leitores e mostrar que ainda existe diversão longe dos videogames e computadores.

Desde a sua criação, a ideia do autor era transformar O Menino da Laje 8 em uma série de álbuns com histórias completas. Para isso, surgiu a parceria com o ilustrador Luiz Meira, quando foi iniciada a produção de Chance, o primeiro dos álbuns. Porém, a dupla esbarrou com um problema típico dos artistas independentes: a falta de verba. Assim, decidiram dar uma pausa no álbum e preparar uma HQ curta, para ser vendida a preço popular e arrecadar dinheiro para retomar o primeiro álbum.

Nasceu, então, Tijolo (formato 17 x 26 cm, 16 páginas, R$ 10,00), que, de forma lúdica, comparando moradores de comunidades carentes com peças de alvenaria, mostra a realidade vivida por essas pessoas e apresenta os principais personagens da série.

Interessados podem entrar em contato com o autor pelo Facebook ou pelo e-mail rabiscosdobrum@gmail.com.

tijolo_capa

• Outros artigos escritos por

.