Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Trinta anos da Turma do Gabi

23 maio 2006

Turma do GabiNo dia 18 de maio, a Turma do Gabi completou 30 anos de bom humor. Os personagens são criação do desenhista Moacir Torres e têm feito a alegria das crianças há muito tempo.

Eles apareceram pela primeira vez em 1976, numa revista lançada na região do ABC só com tiras da turminha. Essa edição chegou inclusive a ser comentada no livro Histórias em Quadrinhos, de Sonia Luyten.

Além dos quadrinhos publicados nos jornais e em revistas próprias da Turma do Gabi, Moacir trabalhou para a TV em 1984, desenhando ao vivo no programa A Turma do Pipoka, da Gazeta; e em 1989 fez vinhetas do Gabi no programa Pintando o Sete, da Record.

Atualmente, o personagem aparece em revistas de atividades infantis publicadas pela Editora Escala e sua fama chegou à Europa: Actividades de Gabi saiu em Portugal e na Espanha pela Editora Millennium.

Uma homenagem ao personagem e a Torres é mais do que merecida, pois ele é um daqueles exemplos de que, com muita luta e não ficando parado nunca, sempre se dá um jeito de mostrar seu trabalho, seja na TV, em livros, revistas, fanzines ou Salões de Humor.

Para conhecer melhor Moacir Torres, leia uma entrevista com ele e veja alguns quadrinhos da Turma do Gabi.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA