Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Uma incrível descoberta sobre a provável primeira HQ do mundo

5 outubro 2015

O colecionador norte-americano Eric Caren fez uma fascinante descoberta que merece entrar nos registros da nona arte.

Caren encontrou um anúncio de página inteira de um jornal não identificado, mas datado de 1831, que divulga a chegada de uma publicação chamada The Comic Mirror, apresentada como um conceito "sem precedentes nos Estados Unidos" e que estaria disponível aos leitores em maio de 1832.

A página, cuja imagem foi mostrada ao público por intermédio do Scoop, newsletter da editora Gemstone, pode ser nada mais, nada menos do que uma publicidade do surgimento dos quadrinhos nos Estados Unidos.

Embora ainda não tenha sido possível encontrar outras referências a The Comic Mirror (uma sondagem em sites de busca, por exemplo, resulta em nada), a revista - ou jornal - pode ser considerada a primeira a apresentar uma história em quadrinhos como hoje é conhecida. Resta saber se a publicação chegou mesmo a ser lançada.

Seja como for, os personagens Nhô Quin, do ítalo-brasileiro Angelo Agostini, e Yellow Kid, do norte-americano Richard Felton Outcault, talvez não estejam mais sozinhos na briga para saber quem protagonizou a primeira história em quadrinhos no mundo.

The Comic Mirror

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA