Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Uma vitória do traço: o Museu de Artes Gráficas será reaberto

7 maio 2003

Por Sidney Gusman

Charge de Gilmar sobre o fechamento do MAGForam milhares de assinaturas do Brasil e até do exterior, dezenas de charges e matérias jornalísticas em tom contestatório e centenas de manifestações de apoio de pessoas ligadas ao (real) incentivo à cultura. Mas parece que a "briga" valeu a pena, pois o Museu de Artes Gráficas de São Paulo será reaberto!

Numa reunião realizada no dia 5 de maio, entre Claudia Costin, secretária da cultura de São Paulo; Gualberto Costa, o diretor do MAG; Zélio, do jornal Pasquim; e Fausto Longo, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ex-desenhista e um dos fundadores do Salão de Piracicaba, a decisão de fechar o museu foi revogada.

Ficou decidido que será formada uma comissão de notáveis (os nomes ainda estão indefinidos) que, durante alguns meses de trabalho, fará um levantamento de tudo relacionado ao MAG, desde seu conceito até suas necessidades, passando pelos seus principais atrativos para o público.

Até a conclusão desse trabalho, o Arquivo do Estado (que possui a melhor tecnologia de preservação e restauração de papel do Brasil) permanecerá com as obras do acervo, que ficará aberto para pesquisas e consultas.

Charge de Moretti sobre o fechamento do MAGApós a reinauguração (ainda sem data prevista), uma das possibilidades é que as exposições passem a ocorrer em outros locais ligados à Secretaria de Cultura, como a Pinacoteca, por exemplo. Também poderão ser organizadas mostras itinerantes, que percorreriam cidades de todo o Estado de São Paulo. Mas tudo isso será avaliado pela comissão supracitada.

Em virtude dessa decisão, o movimento para reabertura do museu foi "congelado". No entanto, esse episódio conseguiu algo que há décadas não se via no combalido mercado nacional: a união de desenhistas, cartunistas, chargistas, caricaturistas e ilustradores, jornalistas, editores e leitores. Isso era inimaginável para muitos, mas todos se mobilizaram em prol de uma causa que muitos consideravam perdida!

Felizmente, parece que os pessimistas de plantão estavam errados! Esta foi uma vitória do traço! Vida longa ao Museu de Artes Gráficas de São Paulo!

Charge de Heringer sobre o fechamento do MAG Arte de Bueno
Charge de Fernando Gonsales sobre o fechamento do MAG Charge de Osvaldo sobre o fechamento do MAG
Charge de Laudo sobre o fechamento do MAG Charge de Orlando Pedrosa sobre o fechamento do MAG Charge de Orlando Pedrosa sobre o fechamento do MAG
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA