Ursinhos Gummi e Os Wuzzles: 30 anos

Por Marcus Ramone
Data: 16 setembro, 2015

No último dia 14 de setembro, duas animações clássicas da Disney completaram 30 anos. Ursinhos Gummi e Wuzzles estrearam no mesmo dia, nos Estados Unidos, em 1985, respectivamente nas rede de TV ABC e CBS.

Foi uma estreia recheada de expectativas por parte dos executivos da Disney, que naquele momento estavam com os dedos cruzados. Tudo porque o idealizador das duas animações, o então CEO da companhia, Michael Eisner, arriscou a realização do projeto contra a vontade de toda a diretoria. A produção de uma série de desenhos animados para a TV não era vista como rentável e isso influiu até mesmo na verba destinada para essas séries – o que resultou em uma qualidade gráfica abaixo do padrão conhecido das animações Disney exibidas no cinema.

Os desenhos foram animados no Japão, utilizando técnicas de baixo custo. Mas o sucesso de Ursinhos Gummi foi imediato e, no mesmo ano, a série começou a ser vendida para outros países, inclusive o Brasil. Foi produzido até 1990 e teve 94 episódios.

Wuzzles não teve a mesma felicidade e, apesar de também estrear com sucesso e seguir para outros países, durou apenas até dezembro de 1985.

Ambas as séries foram exibidas no Brasil ao mesmo tempo, como atrações do Xou da Xuxa e, logo depois, da TV Colosso, programas infantis matutinos da TV Globo.

Os Gummi eram ursos antropomorfizados que contracenavam com ogros e personagens humanos, viviam na época medieval, moravam no interior de uma árvore e ganhavam a habilidade de saltitar freneticamente quando tomavam um suco mágico, o que os fazia escapar dos ataques do Duque Duro – que queria saber o segredo dessa fantástica poção para dominar o reino de Dunwyn, pois o milagroso líquido concedia superpoderes aos humanos que o ingerissem.

E os Wuzzles também eram animais antropomorfizados, mas híbridos. Os mais conhecidos dessa trupe – que vivia em uma cidade em que todos eram fruto de uma “mistureba genética”-, foram Eleru (mistura de elefante com canguru), Ursoleta (urso com borboleta), Abeleão (abelha com leão), Alçoca (alce com foca), Hipocó (hipopótamo com coelho) e Rinocaco (rinoceronte com macaco).

Ambos chegaram aos quadrinhos e foram publicados no Brasil pela Abril, além de estrelaram álbuns de figurinhas pela mesma editora.

Ursinhos Gummi

maxresdefault

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Kleyvson Roberto

    Bom dia, Heberton! Teria como vc disponibilizar/ vender esse VHS?? Gostava muito deste desenho, mas não encontro em lugar algum. Desde já, agradeço sua atenção.

  • Samuel Medley

    Que massa cara, eu coleciono desenhos antigos e queria saber se você não tem interesse em trocas… ou mesmo se venderia esses seus episódios…. eu tenho bastante material raro também.