Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

USP sedia maior congresso da América Latina sobre pesquisa de HQs

22 agosto 2017

A quarta edição das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos consolida o evento como o maior congresso científico do setor na América Latina. O encontro começa nesta terça-feira, 22 de agosto, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e terá 228 pesquisas sobre o tema sendo apresentadas nos quatro dias do evento.

Nesta edição, serão lançados 21 livros sobre quadrinhos. Parte deles é de autores de fora do país, o que sinaliza o impacto que o evento vem conquistando também entre estudiosos estrangeiros.

Dois dos lançamentos serão de convidados vindos do exterior. Daniele Barbieri, semiólogo e professor do Instituto Superiore per Le Industrie Artistiche - ISIA, publicará versão em português de As Linguagens dos Quadrinhos, obra referencial sobre o tema. O norte-americano Nick Sousanis irá autografar Desaplanar, sua premiada tese de doutorado, criada toda em quadrinhos.

O terceiro convidado internacional será Randy Duncan, também dos Estados Unidos. Professor e diretor do Comics Studies Program da Henderson State University, ele é autor de vários livros sobre a linguagem, os gêneros e os estudos sobre histórias em quadrinhos.

O quarto conferencista é José Marques de Melo, pesquisador tido como referência na área de comunicação, tanto dentro quanto fora do país. O professor universitário é responsável pela primeira pesquisa sobre quadrinhos feita no país, há exatos 50 anos. Ele fez um raio-X das produção, circulação e recepção das revistas que circulavam no país na década de 1960.

Um dos pioneiros no estudo de quadrinhos no Brasil e falecido no último dia 14, Álvaro de Moya será um dos homenageados desta edição. Será mais um reconhecimento do congresso à sua trajetória profissional. Ele já havia sido homenageado nas duas primeiras edições do evento, realizadas em 2011 e 2013.

O congresso é realizado a cada dois anos, sempre na ECA-USP. A organização é do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Universidade de São Paulo.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA