Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Versão oficial de Gunnm é o novo mangá da JBC

15 maio 2003

Por Marcelo Naranjo

GunnM Hyper Future VisionA JBC lança, ainda em maio, mais um mangá. Trata-se de Gunnm - Hyper Vision Future (mensal, em preto e branco, R$ 4,90), obra máxima de Yukito Kishiro. A editora faz questão de frisar que esta é a "versão oficial licenciada" da obra, alfinetando a Opera Graphica, que teria lançado uma edição pirata da série em 2002 (com o título americano, Battle Angel Alita), e, por isso mesmo, teve a sua publicação interrompida.

Segundo a editora, agora o mangá será publicado do começo ao fim, sem cortes e em sua concepção original, desde o título até o nome dos personagens. Assim, a protagonista se chama Gally, o nome escolhido por seu criador, e não Alita.

Por se tratar de um produto oficial, a edição brasileira passou por aprovações no Japão, tanto do autor, quanto da Shueisha (a editora nipônica detentora dos direitos).

A JBC promete um tratamento especial para Gunnm, com uma sobrecapa similar às usadas nos mangás no Japão. As capas também serão diferenciadas. Elas mudarão de cor a cada número, como no original. Na lombada, outra inovação: uma ilustração da Gally irá se formando a cada uma das 18 edições mensais.

Gunnm foi lançado em 1990 no Japão, mas também fez grande sucesso nos Estados Unidos e em vários países da Ásia e da Europa. O êxito mundial do título deve-se à fórmula criada pelo autor: uma mistura de seu belíssimo e rebuscado traço com uma temática que remete às melhores histórias de ficção científica já feitas.

E foi exatamente essa fórmula que seduziu o diretor James Cameron, que pretende transformar Gunnm em uma megaprodução repleta de efeitos especiais revolucionários.

A história do mangá se passa num futuro sombrio, em que seres humanos com implantes cibernéticos são muito comuns. A Cidade da Sucata é um lugar que sobrevive graças aos detritos jogados de Zalem, a cidade aérea.

É no meio desse lixo que o Dr. Ido encontra a ciborgue Gally, e reconstrói seu corpo. A partir daí, ela se envolve numa trama cheia de ação e violência, tentando descobrir mais detalhes sobre seu passado e sobreviver nessa realidade caótica.

Enquanto Gunnm não vira filme, os leitores brasileiros terão a oportunidade de conhecer a saga, exatamente como ela foi concebida por seu autor.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA