Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

22 livros teóricos sobre HQ têm lançamento em São Paulo

11 agosto 2015

22 livros teóricos sobre histórias em quadrinhos serão lançados ao mesmo tempo nas 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, congresso acadêmico que vai de 18 a 21 de agosto deste ano, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A organização do evento adota como critério lançar nos dias do encontro científico apenas títulos teóricos. O número desta vez foi recorde. Nas edições anteriores, realizadas em 2011 e 2013, houve nove e oito publicações, respectivamente.

A maior parte das obras é de autores nacionais. A exceção é O Sistema dos Quadrinhos (Marsupial Editora), do francês Thierry Groensteen, trabalho referencial na área traduzido pela primeira vez para o português.

Três dos títulos nacionais irão homenagear pesquisadores brasileiros de quadrinhos, mortos entre os meses finais de 2013 e janeiro de 2014.

A Linguagem dos Quadrinhos: Estudos de Estética, Linguística e Semiótica (Editora Criativo) traz capítulos de diferentes autores sobre os trabalhos de Antônio Luiz Cagnin (1930-2013). A obra é organizada por Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio dos Santos.

O ex-professor da ECA-USP terá relançada, também no evento, sua principal obra, Os Quadrinhos.

Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: os Gibis Estão na Escola, e Agora? é o último escrito por Elydio dos Santos Neto, professor da Universidade Federal da Paraíba, falecido em outubro de 2013. O livro é organizado em parceira com a esposa, a também pesquisadora Marta Regina Paulo da Silva.

Moacy Cirne: o Gênio Criativo dos Quadrinhos faz uma biografia acadêmica do estudioso que dá título à obra. Cirne (1943-2014) é autor de uma das mais amplas e relevantes publicações sobre quadrinhos no Brasil. A obra foi escrita pelo jornalista Alex de Souza.

As sessões de autógrafos irão ocorrer entre os dias 18 e 20, às 18h, na ECA-USP.

Moacy Cirne

historias_quadrinhos_praticas_educativas

linguagem_quadrinhos

sistema HQ fase 2

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA