Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

UHQ analisa a Bienal do Livro 2013

4 setembro 2013

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro começou no dia 29 de agosto, e o Universo HQ passou por lá no último final de semana para conferir os destaques, exposições e as novidades das editoras e autores de quadrinhos durante o principal evento literário brasileiro.

O evento torna-se maior a cada edição, mas chegar ao Riocentro vem sendo um verdadeiro desafio, ainda mais com a cidade passando por várias obras devido à proximidade da Copa do Mundo de 2014 e  das Olimpíadas de 2016. Como o centro de exibições fica em um lugar mais afastado da cidade, quase isolado em uma parte da Barra da Tijuca, as vias de acesso são poucas e estreitas. O uso do transporte público é precário e o caminho fica congestionado de carros.

Dentro do Riocentro, há detalhes para a organização aprimorar. Várias pessoas ainda sofrem com longas filas debaixo do forte sol carioca, e é possível presenciar algumas delas desistindo de entrar durante a espera. Dentro dos pavilhões também há longas filas e, às vezes, início de confusão quando se trata de bate-papo com autores famosos nos auditórios. Mas a estrutura mostra uma grande evolução nos últimos anos, com mais opções de alimentação e para os visitantes sentarem e descansarem, o que vem a calhar para quem gosta de passar o dia para ver tudo com mais calma.

Veja alguns dos destaques, e uma galeria com mais de 50 fotos.

  • Alemanha de A a Z

Como país homenageado desta edição, a Alemanha ganhou um grande e iluminado estande. Além de uma exposição, há também exibição de obras de autores alemães e espaço para oficinas e palestras. No sábado, dia 31 de agosto, o estande contou com a presença do quadrinhista Reinhard Kleist, cujos trabalhos como O boxeador, Castro, Elvis e Johnny Cash foram publicados no Brasil pela Editora 8Inverso.

Kleist fez uma oficina com crianças da comunidade da Rocinha, explicando a linguagem e guiando cada uma na construção de uma histórica de uma página. Ao final, ele e a 8Inverso doaram diversos álbuns para a Biblioteca Parque da Rocinha.

O autor também fez uma palestra sobre o atual panorama da produção de quadrinhos na Alemanha.

  • Planeta Ziraldo

O espaço que homenageia o cartunista Ziraldo é um atrativo para crianças. Além de apresentações e exposição, a interatividade está presente com alguns painéis em forma de páginas de quadrinhos que estão disponíveis para os pequenos fãs desenharem e contarem suas histórias.

  • Futebol, literatura e acampamento

Outros três espaços temáticos da Bienal são: Café Literário, Placar Literário e Acampamento da Bienal.

O primeiro já é um velho conhecido dos visitantes, no qual autores interagem com os leitores, conversam sobre diversos assuntos e contam suas experiências. As outras duas são novidades da edição deste ano.

Placar Literário é um auditório dedicado ao futebol na literatura e o crescente número de publicações que aborda o esporte, ainda mais agora, que o Brasil sediou Copa das Confederações e receberá a Copa do Mundo. Durante todo o evento, diversos autores e jornalistas participarão de mesas-redondas para o público presente.

Já o Acampamento da Bienal é voltado para leitores adolescentes e a atual tendência de convergência de mídias em que vivemos, com o advento dos dispositivos digitais.

  • Editoras

O UHQ visitou o estande das principais editoras de quadrinhos presentes. O maior deles é o da Panini, com uma grande área para sessões de autógrafos, vários títulos disponíveis, homenagem aos 50 anos da Mônica e uma estátua em tamanho real do Superman (do filme O Homem de Aço).

Por falar em Mônica, a personagem é destaque também em outras editoras, como Rocco, Girassol, LeYa e Melhoramentos, para ficar apenas em algumas.

A Nemo tem uma área de destaque dentro do estande do Grupo Editorial Autêntica, enquanto a Devir disponibilizou, além de seus títulos, materiais importados e de outras editoras, servindo também de espaço para sessões de autógrafos.

Outro destaque é o estande da Comix, que chega a formar filas do lado de fora para poder ser visitado.

  • Sessões de autógrafos

Veja abaixo uma galeria com algumas imagens da longa maratona de sessões de autógrafos de Mauricio de Sousa, incluindo uma com sua filha, Mônica Sousa. Além dele, estiveram presentes também Ziraldo, Gustavo Duarte (Chico Bento  Pavor Espaciar), Fábio Yabu (Combo Rangers – Somos Heróis), Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer...) e Cassius Medauar, gerente de conteúdo da JBC.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA