Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Will Eisner reconta lenda africana em Sundiata

22 abril 2004

SundiataNos quadrinhos há uma lista de autores cujos nomes podem ser considerados sinônimos de qualidade. Sem dúvida, Will Eisner, 87 anos, está no topo desse rol. E mais uma prova disso acaba de chegar às livrarias, pela Companhia das Letras. Trata-se de Sundiata, o leão do Mali: uma lenda africana (formato 21,5 x 28 cm, 32 páginas coloridas, R$ 29,00).

A editora, que na segunda metade da década de 1990 lançou três livros de Eisner adaptando obras literárias adaptadas para os quadrinhos - O Último Cavaleiro Andante (Dom Quixote), A Baleia Branca (Moby Dick) e A Princesa e o Sapo, dos irmãos Grimm - traz agora uma releitura do autor para uma lenda africana.

Sundiata é uma tradicional história do oeste da África que descreve a luta do príncipe Sundiata e do povo de Mali contra a opressão do poderoso Sumanguru, o rei de Sosso.

A história é narrada pela Pedra Cinzenta do Mal, que conta a história desde a formação de Mali, às margens do rio Níger.

Depois de vencer o povo malinês, Sumanguru, temido por seus poderes mágicos, poupa o menino Sundiata, que, por ser coxo, não havia participado da batalha.

Mas o vilão pagaria por sua soberba. Depois de ser curado por um xamã, Sundiata, já um homem e conhecedor dos segredos da floresta, retorna para se vingar.

"Ouvi falar nessa lenda vários anos atrás. Apesar de nunca ter estado na África, li muitos documentos e livros sobre ele. Isso me intrigou e me pareceu perfeito para uma graphic novel", disse Eisner em 2002, na época do lançamento nos Estados Unidos, pela NBM Publishing.

Além da narrativa invejável e dos enquadramentos belíssimos, características de todos os trabalhos de Eisner, Sundiata se destaca também pela colorização, em tons de ocre e cinza, que dá um brilho ainda maior aos quadrinhos ao mesmo tempo realistas e expressionistas.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA