Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Wilson Vieira publica HQs online na Itália

15 fevereiro 2007

Cangaceiros - Homens de CouroO
roteirista Wilson Vieria, autor da HQ Gringo: O Escolhido, em parceria
com o desenhista Aloísio Castro, publicada em 2006 pela Editora Nomad,
voltará a publicar seus trabalhos no mercado italiano, para o qual produz
desde os anos 1970. Wilson fará roteiros para quadrinhos online
publicados no site Progetto Fumetto, cujo responsável é Giorgio
Zanetti e que tem forte ligação com a Universidade de Bolonha.

A primeira história é Censurado, também em parceria com Aloísio Castro, que já foi publicada no Brasil no site Pop Balões e será disponibilizada nas versões em português e italiano. Duas outras histórias já estão sendo produzidas, totalmente em italiano.

"Para mim é mais uma vitória de cunho pessoal e profissional, pois consegui tal espaço por meio de meus trabalhos anteriores que lá produzi durante os anos 70", disse o roteirista, por e-mail.

Wilson Vieira nasceu na cidade de São Paulo, em 1949. Em 1973 foi para a Itália continuar seus estudos em História/Arqueologia, mas acabou estudando Artes no Instituto d´Arte Lorenzo de Medici di Firenze. Também nessa época trabalhou como desenhista profissional de HQs no Studio Staff di If, em Gênova, onde produziu episódios completos para La Furia del West, L´Uomo-Ragno, FF Quattro, Tarzan, Diabolik, Hondo, Davy Crockett, El Tigre, Il Corsaro Nero, Jack, Coyote e dezenas de outros personagens. Ainda realizou trabalhos para Il Piccolo Ranger, tornando-se oficialmente o primeiro desenhista brasileiro a trabalhar na Sergio Bonelli Editore.

No final de 1980, depois de participar do festival Lucca 14, onde conheceu o jornalista Wagner Augusto (editor do CLUQ), retornou ao Brasil. De lá pra cá sempre atuou como autor de quadrinhos e professor de artes em várias instituições. Em 1983 decidiu abandonar os desenhos e passou aos roteiros de HQs. Colocou então em prática um velho projeto, elaborado ainda durante a sua "fase italiana" e iniciou a quadrinização do personagem de sua criação: Gringo, com desenhos de Aloísio de Castro. Somente 23 anos depois a HQ finalmente foi publicada.

Em 2004, editou através do CLUQ o álbum Cangaceiros - Homens de Couro (o primeiro projeto de HQ aprovado pela Lei Rouanet, em 1997).

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA