Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Workshop sobre terror nas HQs e cinema, em Nova Iguaçu

12 março 2018

Nos dias 4 e 5 de maio, o curso de desenho Graphite (Av. Doutor Mario Guimarães, 428, sala 816 – Centro), de Nova Iguaçu/RJ, realizará um workshop sobre terror nos quadrinhos e no cinema com Fernando Brito.

Do pesadelo disforme de O Gabinete do Dr. Caligari à paranoia religiosa de A Bruxa, o gótico se configurou de diferentes modos em diversos países ao longo da história do cinema e dos quadrinhos. Alguns dos temas debatidos serão os embates razão vs. superstição e ciência vs. sobrenatural, a distinção entre horror e terror, a exploração de estados emocionais extremos despertados pelo medo, o inquietante (estranho-familiar) freudiano e o retorno do reprimido, o sublime, o subtexto político-social do fantástico, questões de gênero, dentre outros aspectos fundamentais da estética gótica.

Também será comentada a trajetória dessa vertente no cinema e nos quadrinhos.

Fernando Brito é doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico, e pesquisador e crítico de cinema. Desde 2002, trabalha como curador na Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de mais de 500 clássicos e filmes cult, incluindo várias coleções de terror.

Para mais informações, acesse o site do curso ou entre em contato pelo telefone (21) 3745-0308 ou pelo WhatsApp (21) 98828-0725.

Atualização: o evento foi transferido para os dias 4 e 5 de maio, e não acontecerá mais em 23 e 24 de março, como divulgado inicialmente. A informação acima foi corrigida.

Workshop sobre Terror nos quadrinhos e cinema

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA