Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Yuri Ochakovsky é bicampeão do Festival das Cataratas do Iguaçu

26 novembro 2004
1- Yuri Ochakovski
Clique para ampliar.

O evento de desenho de humor brasileiro com maior dotação, o Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu anunciou os vencedores de sua segunda edição.

O prêmio principal, de dez mil dólares, foi para o russo radicado em Israel Yuri Ochakosky, que já havia vencido em Foz em 2003. Os demais premiados foram Gilmar, de Santo André/SP; Pryscila Vieira, de Curitiba/PR; Verde, de São Paulo/SP; e Luciano Félix, de Recife/PE, que receberão, respectivamente, cinco mil, três mil, 1.500 e 500 dólares. A premiação acontece no dia 27 de novembro.

Este ano, o tema do festival, que é só de cartuns, foi Planeta Turismo. Foram enviados 4752 trabalhos de todo o mundo, com representantes da Rússia, China, Argentina, Uruguai, Macedônia, Turquia, Irã, Polônia, Ucrânia, Sérvia e Montenegro, Estados Unidos, Índia, Israel, Chipre, Espanha, Austrália, Itália, Portugal, Marrocos, Iugoslávia, Bélgica e outros.

2- Gilmar Barbosa
Clique para ampliar.

Para a fase final foram classificadas 300 obras, que estão expostas no centro de convenções do Hotel Bourbon Cataratas. A comissão julgadora foi formada por 17 pessoas: a argentina Ana Von Reuber, o paraguaio Mario Casartelli, Santiago, Albert Piauí, Angeli, Paulo e Chico Caruso, Bione, Luís Pimentel, Dante, Daniela Baptista, Jal, Gualberto Costa, Luiz Solda, Orlando Pedroso, Lor e este jornalista, representando o Universo HQ.

"Para mim, foi uma honra participar e ser presidente deste júri. Acredito que fizemos um trabalho cuidadoso, transparente e que realmente escolheu os melhores, reunindo a boa idéia humorística, o traço maduro e a clareza da mensagem", declarou o mineiro Lor.

3- Pryscila Vieira
Clique para ampliar.

O festival termina no dia 28. Após o encerramento, o circuito Oscar Niemeyer de Humor Gráfico levará a exposição dos selecionados para os públicos de Curitiba, São Paulo, Niterói, Belo Horizonte e Brasília, em estruturas projetadas pelo próprio arquiteto.

O evento conta ainda com palestras, exibição de filmes e mesas-redondas com a participação de cartunistas, humoristas e estudiosos de várias partes do mundo. Destaque para os brasileiros Santiago, Luiz Solda, Chico e Paulo Caruso, Angeli, Laerte, Adão Iturrusgarai, Ana Von Reuber, Mario Casartelli, Henrique Magalhães e outros.

4- Verde Marcelo
Clique para ampliar.

Há também as exposições Planeta Turismo, a mostra competitiva dos 300 cartuns selecionados pelo festival; Henfil, 60 anos, uma retrospectiva da carreira do cartunista que mais influenciou a geração que viveu sob a ditadura militar; O Melhor dos Festivais, com os ganhadores dos principais salões de humor brasileiros e um pequeno histórico sobre o surgimento de cada um; e O Cartum no Paraná, mostrando um pouco da carreira dos principais cartunistas do estado.

Em breve, a organização do evento disponibilizará no site oficial as 20 menções honrosas.

O Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu conta com o apoio do Ministério do Turismo, da Itaipu Binacional, do Governo do Paraná por meio de suas secretarias de turismo e cultura, da Prefeitura de Foz do Iguaçu e do Iguassu Convention & Visitours Bureau.

5- Luciano Felix
Clique para ampliar.
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA