Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Zahar retoma coleção de Marcel Proust em quadrinhos

31 janeiro 2011

Em Busca do Tempo Perdido

Em dezembro de 2003, quando a Zahar (na época ainda chamada Jorge Zahar) começou a publicar a coleção Em Busca do Tempo Perdido, na qual o francês Stéphane Heuet transpõe para os quadrinhos este clássico da literatura mundial, escrito por Marcel Proust em sete romances, houve quem duvidasse da continuidade do projeto.

Afinal, no Brasil, são raras as séries de HQs franco-belgas que realmente emplacaram - as honrosas exceções são Asterix e Tintim. Além disso, Heuet leva, em média, três anos para finalizar cada álbum; e o leitor brasileiro não está acostumado a esses longos hiatos entre capítulos de uma história - algo comum na Europa.

Mesmo assim, a editora carioca alcançará a série original em fevereiro, com o lançamento de Em busca do tempo perdido - Volume 5: Um amor de Swann - II (formato 28,8 x 21,5 cm, 48 páginas coloridas, R$ 39,90), que o autor publicara na França em outubro de 2008.

Neste volume, o ciúme de Charles Swann por Odette de Crécy aumenta cada vez mais, fazendo-o perder o controle da situação. Resta saber se ele se renderá a esse sentimento ou conseguirá retomar o controle da situação.

Como nos álbuns anteriores, lançados por aqui em 2003, 2004 (o segundo e o terceiro) e 2007, mais uma vez o texto de Proust é adaptado para os quadrinhos com bastante fidelidade por Heuet.

A edição brasileira traz ainda valiosas informações, curiosidades e notas ilustradas com referências para a leitura, tudo elaborado pelo tradutor André Telles.

Quando do lançamento do primeiro álbum, Stéphane Heuet falava em concluir a adaptação dos sete livros originais - No caminho de Swann, À sombra das raparigas em flor, O caminho de Guermantes, Sodoma e Gomorra, A prisioneira, A fugitiva e O tempo redescoberto (ou O tempo recuperado) - em 2020. Resta saber se conseguirá, uma vez que os cinco volumes publicados até agora integram apenas os dois primeiros romances mencionados acima.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA