Zarabatana anuncia Os anos Allende, obra sobre tumultuado momento político chileno na década de 1970

Por Samir Naliato
Data: 14 julho, 2020

A Zarabatana Books revelou que publicará Os anos Allende (formato 21 x 28 cm, 128 páginas, capa cartonada), graphic novel dos chilenos Carlos Reyes G (roteiro) e Rodrigo Elgueta (arte).

A previsão de lançamento é dezembro deste ano ou janeiro de 2021.

A obra documental mostra com precisão histórica os acontecimentos políticos e personagens que determinaram o fim da via chilena ao socialismo de Salvador Allende. A história é contada através do olhar de John Nitsch, um jornalista norte-americano que chega ao Chile para cobrir a cena política de 1970, pouco antes de 4 de setembro, momento em que Salvador Allende obteve 36,2% dos votos que o elegeram presidente da república.

O Chile se convertia, assim, em um exemplo inédito de socialismo popular democrático, com um projeto revolucionário de igualdade, mas que se tornava um temido enclave marxista que ameaçava os privilégios e os grandes capitais da oligarquia chilena e também os planos de submissão latino-americana aos Estados Unidos.

Os anos Allende revê os fatores que determinaram o fim da via chilena ao socialismo sem armas e mostra as conspirações, a efervescência cultural, as esperanças e os temores dos protagonistas daquele período que testemunharam com paixão e dor como se articulava e se derrubava este experimento social único no século 20.

A graphic novel já foi publicada na Itália, Turquia, Espanha, Alemanha, França e, em breve, saíra também nos Estados Unidos e Coreia do Sul. Venceu o prêmio de melhor edição na Feira Internacional do Livro de Santiago (2015); melhor roteirista, melhor desenhista e melhor HQ chilena na Feira Internacional de Comics de Santiago (2016); e recebeu menção honrosa na categoria HQ e graphic novel do Troféu Colibri.

O projeto conta com pesquisa histórica de Manuel Vicuña e tradução de Claudio Roberto Martini.

Os anos Allende

 

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Daniel dos Santos

    curioso por esse lançamento! sem confio na zarabatana!

  • Marquito Maia

    Deve ser algo na linha de “O Golpe de 64”, do jornalista Oscar Pilagallo e do Rafael Campos Rocha (autor de “Deus”), que foi publicado pela Três Estrelas!! Ah, esses malditos “planos de submissão latino-americana aos Estados Unidos”, e agora com entreguistas e tudo! Tamo lascado!!

    • Ronildo Abijaude

      Oras, acho que deveríamos ter obras defendendo os golpes militares e as ditaduras que os sucederam no lugar de obras sobre os fatos históricos, não?

  • Emerson

    Vou ficar de olho, tem uma premissa interessante.