Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Zimmer e Letteri comentam o filme O Homem de Aço

10 abril 2013

Nos últimos dias, duas pessoas envolvidas em O Homem de Aço deram declarações a respeito de seus trabalhos no reboot cinematográfico do Superman, que estreará nos Estados Unidos no próximo dia 14 de junho, e no Brasil em 12 de julho.

O primeiro deles foi o compositor Hans Zimmer. Em entrevista ao site da CNN, ele comentou o trabalho de criar uma nova música para o personagem, depois do icônico tema que John Williams fez para o filme de 1978. "Foi uma tarefa assustadora. Ele é, sem dúvida, o maior compositor para o cinema, e essa canção é uma de suas obras de arte. Passei três meses adiando e procurando não pensar nisso, de tão intimidado que eu estava", revelou.

A solução foi abordar a história do personagem de uma maneira diferente. "Fiquei pensando na história sob a perspectiva de como é ser alguém extraordinário, cuja ambição é se juntar à humanidade. Como se tornar humano? O que significa ser humano? Hoje em dia, tudo parece carregar sarcasmo e ironia, tudo é muito sombrio. Procurei celebrar tudo o que há de bom na América, como as pequenas cidades nas quais as pessoas não precisam trancar suas portas, os vizinhos que se encontram para conversar e as famílias tranquilas", explicou o compositor, que é alemão.

"O importante para o Superman é que não prestamos muita atenção no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Eu conheço o país pela suas grandes cidades, mas indo para o interior a coisa muda. Achei importante que essas pessoas simples fossem o coração da história. Esse é um personagem sem maldade, ele não é complicado e falho como o Cavaleiro das Trevas. Ele apenas está tentando se tornar uma parte melhor da humanidade", descreveu. "É a dificuldade de se fazer a coisa certa. O que é preciso para se tornar um bom homem? Para ser bom? E o que isso significa na nossa sociedade cada vez mais complexa? Esses valores ainda ressoam conosco?"

Hans Zimmer já fez trilhas sonoras para diversos filmes, incluindo Além da Linha Vermelha, Gladiador, Piratas do Caribe, A Origem, a trilogia O Cavaleiro das Trevas e dezenas de outros, totalizando mais de 100. Em 1994, ele venceu o Oscar pelo trabalho na animação O Rei Leão.

O Homem de Aço

A segunda pessoa a comentar o projeto foi o supervisor de efeitos especiais da Weta Digital, Joe Letteri.

"Não posso falar muito sobre O Homem de Aço ainda. Nem tive a oportunidade de assistir ao filme completo. De maneira geral, o que mais me entusiasma é a história. É um novo olhar sobre o personagem. O que Zack Snyder (o diretor) fez foi abandonar várias coisas dos quadrinhos e perguntar se ainda podia fazer a história funcionar. Eles estão se baseando o máximo possível no realismo. Os elementos fantásticos ainda estão lá, mas aparados para que tudo aquilo realmente pudesse ter acontecido", resumiu.

A Weta trabalhou em diversos filmes de sucesso na última década, como a trilogia O Senhor dos Anéis, King Kong, As Crônicas de Nárnia, Distrito 9, Avatar, Planeta dos Macacos - A Origem, As Aventuras de Tintim, Prometheus, Os Vingadores e O Hobbit.

É aguardado que um novo trailer seja divulgado em breve, com algumas fontes informando que isso pode acontecer já na próxima sexta-feira.

O site Caped Wonder afirma ter recebido a informação que, em uma das falas deste novo trailer, o Superman diz "Não é um 'S'. De onde eu venho, é um símbolo de esperança". Se isso for confirmado, é uma referência direta à graphic novel Superman - O Legado das Estrelas, escrita por Mark Waid e ilustrada por Leinil Francis Yu, na qual a dupla reinventa a origem do herói e introduz o conceito de que a insígnia do uniforme não é o brasão da família El, mas sim um sinal kryptoniano que simboliza a luta por um mundo melhor, um símbolo de esperança.

Vale lembrar que, no teaser trailer divulgado em julho do ano passado, o texto citado por Jor-El foi extraído, na íntegra, de Grandes Astros Superman.

Além disso, o primeiro pôster é uma reinterpretação de uma ilustração de Alex Ross para a minissérie O Reino do Amanhã.

Enquanto isso, a Warner Bros. divulgou o primeiro spot de TV do filme. Trata-se de uma versão resumida do trailer anterior, sem cenas inéditas. Assista abaixo.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA