Universo HQ COLEÇÃO ASTERIX - 8 ÁLBUNS - DE R$ 223,20 POR R$ 69,90 - em 2 X sem juros Universo HQ no Twitter

















Participe de Salão de Caricaturas da Macedônia

Por Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama (03/12/2004)

No dia 22 de dezembro, será aberto o 36th World Cartoon Gallery, em Skopje, capital da República da Macedônia.

Em 1969, o cartunista e pintor salvadorenho Nando (Jose Bernardo Pacheco), inaugurou o 1º World Cartoon Gallery, soltando uma pomba (veja aqui uma tela dele com o tema). O gesto foi tão bem compreendido que, 35 anos depois, o salão da Macedônia continua recebendo obras de todo o mundo.

Ao todo, já foram 30 mil caricaturas de mil artistas de todo o planeta. Como conseqüência direta do salão, os cartunistas da Macedônia tiveram um reconhecimento mundial pelo seu traço.

Aproveite e conheça uma das principais vitrines do cartum na Macedônia: a revista semanal ????, ou Giso (Pronuncia-se Guisho).

Em 2004, mais uma vez, um dos salões de caricaturas mais antigos do mundo tem apoio do próprio governo do país, e seu diretor é Delcho Mihajlov, ele próprio, um laureado cartunista (confira aqui um cartum dele), produtor de filmes de animação (conheça sua filmografia).

O tema é livre, e a maior premiação este ano é mil euros (aumentou em relação aos anos anteriores).

Esperamos que os cartunistas brasileiros possam aproveitar a indicação e enviar seus trabalhos: o prazo para recebimento termina no dia 13 de dezembro.

O Neorama publicou a carta de apresentação e o regulamento do salão e a ficha de inscrição para você preencher e participar.


Links Relacionados: Caricatura


Exposição itinerante de Caratinga convida artistas (28/01/09)
Inscrições para Salão Medplan terminam em 19 de dezembro (09/12/08)
Abertas inscrições para o Salão de Humor do Litoral Paulista (10/09/08)
Conheça os trabalhos vencedores do Cartoon Contest (21/08/08)
HQ Festival é adiado para 2008 (24/10/07)


 
Índice Notícias

|| QUADRINHOS | CINEMA | E-MAIL | BOLETIM | LOJA | PUBLICIDADE ||

© 2003, Universo HQ