Universo HQ COLEÇÃO ASTERIX - 8 ÁLBUNS - DE R$ 223,20 POR R$ 69,90 - em 2 X sem juros Universo HQ no Twitter

















Lourenço Mutarelli ministra oficina de roteiro na Quanta Academia de Artes

Fonte: Press Release (06/01/2004)

Quanta Academia de ArtesA Quanta Academia de Artes (Rua Minas Gerais, 27 - São Paulo/SP) está oferecendo diversos workshops e oficinas no mês de janeiro. O destaque principal fica para uma oficina de roteiro com Lourenço Mutarelli. Confira todas as atividades:

Oficina de Roteiro, com Lourenço Mutarelli - O premiado autor de quadrinhos e, mais recentemente, de um romance publicado pela Devir, revela as minúcias de seu processo de trabalho num bate-papo informal, expondo principalmente sua maneira pessoal de compor universos e personagens em suas histórias em quadrinhos.

Workshops

Arte-Final, com Edde Wagner - Todas as técnicas para um toque especial, usando tintas, pincéis, réguas, canetas técnicas e hidrográficas, penas, esquadros e bolômetros. O interessado aprenderá a lidar de maneira profissional com variações de traço, hachuras e retículas.

Mangá, com Érika Awano - Uma das principais responsáveis pelo sucesso da série Holy Avenger explica, passo a passo, todas as questões envolvidas na criação e produção dos quadrinhos tipicamente japoneses: breve histórico, gêneros, estilos, influências e a expansão do mangá por todo o mundo.

Lourenço MutarelliAcrílica, com Marcelo Caribe - O autor demonstra as principais técnicas de utilização de pigmento acrílico, usando diversos suportes.

Grafite, com Octavio Cariello - As principais técnicas de utilização de grafite.

Roteiro para Quadrinhos, com Sérgio Codespoti (Universo HQ) - Dicas de como transformar idéias em roteiros eficientes. Esta oficina apresenta, de maneira resumida, os conceitos utilizados no Curso de Roteiro da escola.

Narrativa de HQ, com Sérgio Codespoti e Marcelo Campos - Uma análise de diversas obras de HQ, enfocando o uso de tempo e do ritmo, continuidade, seqüencialização e coreografia das cenas, para o aluno se familiarizar com o uso da emoção, criação de suspense, mistério e drama, diagramação e impacto visual.

Desenho Negativo, com Carlos Morgani - Na contra-mão da utilização de papel branco como base para produção de ilustrações e desenhos, Morgani apresenta sua técnica pessoal, na qual usa suportes de cores escuras; os desenhos são resultado da aplicação de luz (pigmentos claros) sobre o papel.

Estilização, com Eduardo Ferrara - Linguagem da estilização, escolas e gêneros de estilização, desenvolvimento do estilo, estilizando o personagem e cenário, necessidade de personalidade no estilo, personalidade humana, observação e referências gerais e definindo a perfil do personagem. Estes são alguns dos tópicos abordados nesta oficina.

Editando um Fanzine, com Weberson Santiago - Todas as etapas da produção de um fanzine, desde a idéia inicial até a canais de distribuição.

Desenho Inexistente, com Octavio Cariello - O autor apresenta as ferramentas básicas de desenho e desenvolve exercícios para o desenvolvimento da capacidade de expressão gráfica por meio de atividades intuitivas com desenho cego, reconhecimento de massas, formas, luz e sombra.

Criação de Personagem, com Paulo Pina - Todos os passos para o desenvolvimento de personagens, desde as características básicas, passando pelo refinamento do design e construção de model sheet, até a fase de fechamento e registro de projetos.

Da Luz às Sombras, com Sérgio Codespoti e Octavio Cariello - Os professores discutem as questões históricas relativas à Escola Expressionista e suas influências sobre o cinema, a música, a fotografia e os quadrinhos contemporâneos.

Ilustração Vetorial, com Ronaldo Barata - Como produzir ilustrações usando o CorelDraw e outros programas vetoriais; o que é vetor e como utilizá-lo; ilustração sobre foto; luz e sombra; peso e traço; perspectiva; aplicações; cores e volumes.

Fotografia, com André Freitas - Técnicas de fotografia básica, tradicional e digital, com enfoque na produção e utilização de referências fotográficas para quadrinhos e ilustração.

O Herói Mitológico, com Paulo Fragoso - Mestre graduado em Comunicação pelaFaculdade de Belas Artes de São Paulo, Fragoso discute a influência do herói mitológico grego na criação de personagens para histórias em quadrinhos e desenhos animados, dando enfoque principalmente às HQs japonesas.

Confira os horários, valores e outras informações no site da Quanta.


Links Relacionados: Quanta Academia de Artes


Cursos de férias da Quanta Academia de Artes (28/10/09)
Weberson Santiago explica seu processo de ilustração (24/09/09)
Curso de arte-final em São Paulo (25/06/09)
Revista Cabaret será lançada hoje e amanhã em São Paulo (19/06/09)
Cursos de férias na Quanta Academia de Artes (04/06/09)


 
Índice Notícias

|| QUADRINHOS | CINEMA | E-MAIL | BOLETIM | LOJA | PUBLICIDADE ||

© 2003, Universo HQ