Universo HQ OS MAIORES SUPER-HERÓIS DO MUNDO - DE R$ 129,00 POR R$ 72,04 EM 2X SEM JUROS Universo HQ no Twitter

















Festival Internacional de Quadrinhos corre sério risco de não acontecer

Por Sidney Gusman (23/08/05)

Festival Internacional de Quadrinhos de Belo HorizontePéssima notícia para os fãs da arte seqüencial no Brasil: o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte está correndo um sério risco de não ter sua quarta edição realizada este ano. A informação é do Quadrinho.com, site parceiro do Universo HQ.

O evento estava inicialmente programado para acontecer de 5 a 9 de outubro, mas a 45 dias da abertura, a informação da assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Cultura - FMC é que ainda está em "fase de captação", ou seja, em busca de patrocínio. O organizador e curador do FIQ, Roberto Ribeiro, da editora Casa 21, disse ter ouvido de um representante da FMC que "não há mais possibilidades de se conseguir esse patrocínio". Agora, a única chance de o evento ocorrer está nas mãos do prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

"Comuniquei ao Sr. Liboreiro (da FMC) que nossos prazos esgotaram-se e que a Casa 21 aguardaria até quarta-feira, dia 24 de agosto, para uma decisão sobre o futuro do IV FIQ", ressaltou Ribeiro. "Manifestamos nosso descontentamento com o andamento da situação, expusemos a gravidade de um processo de ruptura no evento e destacamos as questões éticas e morais relacionadas ao atraso deste processo decisório. Sublinhei que um comunicado de adiamento ou anulação a apenas um mês e meio de sua realização, traria, sem dúvida, conseqüências negativas para os organizadores."

Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte Para esta edição já estavam confirmadas as vindas do roteirista de Mágico Vento Gianfranco Manfredi (sua exposição inclusive já chegou) e Marina Pazienza (com uma mostra inédita de obras de Andrea Pazienza), ambos da Itália. Da França viriam Frédéric Boilet e Christophe Blain (que já cancelou em função dessa indecisão); dos Estados Unidos, Gary Panter (também pode desistir se não receber uma confirmação rápida) e Signe Baumane (cinema de animação); da Austrália Eddie Campbell (também prestes a recusar o convite); e da Espanha Luis Duran. Isso sem contar o homenageado Lourenço Mutarelli e diversos autores brasileiros.

Se o cancelamento do IV FIQ realmente se concretizar, representará um perda gigantesca para o mercado nacional de quadrinhos. Trata-se do maior evento do gênero no País e na América Latina, e sua interrupção certamente causaria um prejuízo difícil de ser recuperado para essa forma de arte tão maltratada.

Desde que passou a ser realizado, o evento trouxe ao País autores internacionais de renome nos mais variados gêneros, como Miguelanxo Prado, Lorenzo Mattotti, Jorge Zentner, Jacques Loustal, David Lloyd, Kile Baker, Sergio Toppi e outros.

Isso sem contar as várias exposições nacionais e estrangeiras.

O festival também já se tornou um ponto de encontro de profissionais e fãs de todos os estados do Brasil, que aproveitam para mostrar seus trabalhos no evento. Em 2003, por exemplo, serviu de vitrine para o lançamento das então desconhecidas Mosh! (do Rio de Janeiro) e Quase (do Espírito Santo).

A última edição do evento, além de ter faturado dois troféus HQ Mix (Melhor evento e Melhor exposição: Mozart Couto) levou mais de 25 mil pessoas à Casa do Conde de Santa Marinha - espaço cultural de eventos da capital mineira.

O mais estranho nessa situação toda é que, no dia 21 de agosto, durante o Salão do Livro & Encontro de Literatura, foi distribuído aos presentes um panfleto confirmando a realização do FIQ para a data prevista. O convite trazia até o cartaz, assinado por Lourenço Mutarelli e anunciava exposições nacionais, internacionais, oficinas e a Maratona de Quadrinhos. O detalhe é que Roberto Ribeiro nem sequer foi avisado sobre essa peça gráfica, que trazia o timbre da Fundação Municipal de Cultura.

O Quadrinho.com repercutiu esse triste cenário com algumas pessoas ligadas ao mercado de quadrinhos em Belo Horizonte. Para conferir as entrevistas na íntegra, clique sobre os nomes: Roberto Ribeiro, Amauri de Paula (Fundação Nação HQ, Cristiano Seixas (Casa dos Quadrinhos), Piero Bagnariol (Graffiti 76%) e Bruno Vaz (Clube do Animê e Mangá).

Agora, o anseio de todos os fãs de quadrinhos do Brasil é que essa situação seja solucionada sem a desastrosa notícia do fim do festival.

Links Relacionados: HQ Nacional


Bendegó é a nova cartilha da Turma do Xaxado (21/10/09)
Mundo HQB apresenta matérias e quadrinhos para download (21/10/09)
HQ online tem como personagens os Beatles (19/10/09)
Papo de Artista traz podcast sobre o FIQ (15/10/09)
Cabeça Oca em comercial na TV (27/02/08)


 
Índice Notícias

|| QUADRINHOS | CINEMA | E-MAIL | BOLETIM | LOJA | PUBLICIDADE ||

© 2003, Universo HQ