Universo HQ Três livros de Milo Manara - De R$ 112,80 Por R$ 39,90 - Em 7X sem juros Universo HQ no Twitter






















30 Dias de Noite está acima da média dos filmes de horror

Por Sérgio Codespoti (07/12/07)

30 Dias de NoiteO longa-metragem 30 Dias de Noite (30 Days of Night), de David Slade (de Menina Má.com), que estréia hoje no Brasil, é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo nome de Steve Niles e Ben Templesmith e, como filme de horror, está acima da média.

A história surgiu como um roteiro de cinema, que foi rejeitado, virou uma série de sucesso nas HQs, publicada pela IDW (e pela Devir, no Brasil) em 2002 e completou o círculo, voltando à tela grande.

Tudo acontece na pequena cidade de Barrow, no Alasca, um lugar bastante isolado que fica na escuridão por 30 dias durante o inverno, devido à sua posição geográfica. No último dia de luz antes da longa noite, um misterioso forasteiro chega à cidade trazendo com ele um grupo de vampiros.

Desde a estréia de The Vampire, em 1913, já foi feito de tudo com vampiros no cinema e na TV.

30 Dias de NoiteDas mais diversas adaptações do romance Drácula (que já teve filhos, noivas, cicatrizes e até uma casa) aos diversos Nosferatu; de Blackula (versão blaxploitation do personagem) ao homossexualismo pornográfico de Gayracula; das vampiras lésbicas de Blood and Roses, adaptadas do romance Carmilla (de Sheridan le Fanu), às comédias como A Dança dos Vampiros e Amor à Primeira Mordida; de Buffy, a mais famosa caçadora de vampiros da TV, que enfrentou Drácula em um episódio, à Entrevista com um Vampiro; de Blade a Van Helsing; dos vampiros do Kung Fu de The Legend of the 7 Golden Vampires às pirâmides mexicanas de Um Drink no Inferno; da guerra entre vampiros e lobisomens de Anjos da Noite à Rainha dos Condenados, outra adaptação dos romances de Anne Rice; e a lista ainda é muito longa.

A sacada climático-geográfica do filme é um elemento novo, que cria possibilidades interessantes no roteiro dentro de um gênero que já foi abusado à exaustão. A escuridão constante (não tão escuro assim, pois é preciso ver o que acontece), aliada à nevasca e às limitações do vilarejo, ajuda a criar um clima claustrofóbico.

30 Dias de NoiteOutro elemento interessante, mas mal aproveitado, é a relação entre Josh Hartnett (o xerife Eben Oleson) e sua esposa Melissa George (Stella Oleson). Os dois estão se separando, mas por causa dos eventos recentes na cidade eles são obrigados a encarar o relacionamento. A interpretação da dupla é mecânica e, apesar de alguns momentos interessantes, o roteiro lida com a questão de maneira superficial.

Os vampiros estão bem caracterizados, no estilo visual dos quadrinhos, e seu líder (Danny Huston) é uma presença forte em meio aos outros atores.

Infelizmente, a passagem do tempo é esquemática. O período de 30 dias é truncado de maneira rápida e mais se parece com algumas horas, com legendas indicativas da mudança dos dias, que até lembram os recordatórios dos quadrinhos, mas que não convencem o espectador.

30 Dias de Noite Apesar dos problemas do filme, ele começa muito bem, com um clima de suspense, tem ação e violência em boas doses para os aficionados do horror, mas sem os exageros grotescos de alguns filmes recentes. Mas à medida que a trama se encaminha para o final, passa a apelar mais para os clichês do gênero e perde a originalidade. No entanto, 30 Dias de Noite não desanda e o final poderá surpreender os espectadores que ainda não foram saturados em demasia com o gênero.

Os efeitos e a fotografia são bons e não desapontam, estão na medida certa para um filme de vampiros.

Completam o elenco Ben Foster, Mark Boone Junior, Mark Rendall, Amber Sainsbury, Manu Bennett, Megan Franich, Joel Tobeck, Elizabeth Hawthorne, Nathaniel Lees, Craig Hall, Chic Littlewood, Peter Feeney, Min Windle, Camille Keenan, Jack Walley, Elizabeth McRae, Joe Dekkers-Reihana e Abbey-May Wakefield.

30 Dias de Noite O roteiro é do próprio Steve Niles, junto com Stuart Beattie e Brian Nelson.

No final de semana de estréia, nos Estados Unidos, em 19 de outubro, 30 Dias de Noite ficou em primeiro lugar nas bilheterias e arrecadou quase 16 milhões de dólares.

Atualmente, a arrecadação mundial do filme está na casa dos 56 milhões de dólares (o custo de produção foi de 30 milhões).

30 Dias de Noite tem distribuição da Sony/Columbia e foi produzido em parceria com a Dark Horse Entertainment (divisão cinematográfica da editora de quadrinhos) e a Ghost House Pictures.

As filmagens foram feitas na Nova Zelândia e o longa tem uma hora e cinqüenta e três minutos de duração.

30 Dias de Noite30 Dias de Noite30 Dias de Noite

TENHA NA SUA COLEÇÃO!
DVD - X-Men - O Filme DVD - Box Jonny Quest - 1ª Temporada Completa - 4 DVDs - Hanna-Barbera DVD - Box Os Jetsons - 1ª Temporada- 4 DVDs - Hanna-Barbera DVD - Coleção Looney Tunes - Volume 2 - 4 DVDs DVD - Coleção Looney Tunes - Volume 1 - 4 DVDs
















Links Relacionados: Cinema


Devir lança 30 Dias de Noite: Contos de Terror (26/07/10)
Já está sendo filmada a sequência de 30 Dias de Noite (26/10/09)
Assista ao novo trailer de Wanted (07/03/08)
A volta do Arquivo X (26/02/08)
Aproveitando a estréia do filme, Devir relança 30 Dias de Noite (30/11/07)


Índice Notícias

© 2007, Universo HQ