Notícias

Como fica o Homem-Aranha após One More Day?

Por Sérgio Codespoti   Siga Sérgio Codespoti no Twitter   | 08-01-08

Atenção: este artigo discute fatos importantes de uma história ainda não publicada no Brasil, de grande relevância para os leitores do Universo Marvel, que podem estragar o prazer de leituras futuras.

Amazing Spider-Man #545O polêmico (para não dizer desastroso) arco One More Day, de J. Michael Straczynski e Joe Quesada, modificou por completo a vida do Homem-Aranha, alterando e apagando diversos detalhes da conhecida história de Peter Parker.

Para amenizar a confusão dos leitores, a Marvel lançou uma bula de duas páginas explicando como fica a vida do personagem. Este "guia" sairá em Amazing Spider-Man #546, que será publicado em 9 de janeiro.

Veja abaixo como ficou a vida de Peter Parker depois que Mefisto deu aquele "passe de mágica":

- Absolutamente ninguém conhece a identidade secreta do Homem-Aranha. Segundo a bula da Marvel, nem o Demolidor, os Vingadores, Tony Stark, Jonah Jameson ou o Duende Verde sabem quem é o alter ego do Amigão da Vizinhança. As pessoas se recordam que o herói divulgou sua identidade durante a Guerra Civil, mas ninguém se recorda de sua identidade.

Este fato renega eventos recentes da Guerra Civil e aparentemente apaga (destrói ou qualquer outra coisa similar) fotografias e vídeos do fato. Parafraseando as resposta de Quesada, não tente entender, "é mágica".

- O Homem-Aranha é um super-herói não registrado e, portanto, está fora da lei. Ou seja, ele continua sendo caçado feito um criminoso.

- Gwen Stacy continua morta (apesar de Joe Quesada ter revelado que ele e Straczynski queriam inicialmente ressuscitar a moça, mas foram convencidos do contrário).

- Mary Jane está viva e nunca foi casada com Peter Parker. O casal teve um longo relacionamento, mas por razões ainda não reveladas, se separaram e a modelo hoje vive na Califórnia e ocasionalmente visita Nova York.

Aparentemente, todas as aventuras dos dois estão valendo, mas eles nunca foram casados...
De novo: não tente entender, "é mágica".

- Harry Osborne voltou dos mortos, como um dos "efeitos colaterais" da interferência de Mefisto. O personagem estava na Europa se desintoxicando das drogas e continua sendo grande amigo de Peter Parker. Ele odeia o Aranha (mas desconhece sua identidade) e não se recorda de que já foi o Duende Verde. Seu relacionamento com seu pai continua conturbado. Harry é o proprietário do café The Coffe Bean.

- A Tia May, personagem que estava à beira da morte e serviu de justificativa para todas estas mudanças, passa bem e continua vivendo no bairro de Queens, em Nova York. Pelo que tudo indica, ela não sabe que seu sobrinho é o Homem-Aranha.

- A teia do Homem-Aranha voltou a ser artificial. Isso mesmo, depois de um período no qual o personagem tinha laçadores de teia orgânicos, como nos filmes, a Marvel aproveitou o abracadabra de Mefisto e apagou a mudança que na época também gerou uma grande polêmica.

Qual a relação entre os lançadores de teia, a vida da Tia May e o casamento de Peter Parker com Mary Jane? Não tente entender, "é mágica".

Amazing Spider-Man

Estas são, até o momento, as respostas oficiais oferecidas pela "Casa das Idéias".

Mas se você está se perguntando por que razão a editora optou por usar Mefisto como o vilão da mudança, personagem que pouquíssimas vezes interagiu com o Aranha, e não, por exemplo, Loki, deus nórdico que já havia participado de algumas aventuras do aracnídeo (e até lhe devia um favor), aqui vão algumas razões:

Parece que a editora ia mesmo usar Loki, até divulgou um cartaz (veja ao lado) no qual o vilão era uma das pessoas que poderiam salvar a vida de Peter Parker, mas na última hora resolveu mudar para Mefisto.

A Marvel ainda está reconstruindo Asgard e os deuses asgardianos. Para piorar, Loki voltou a existir como mulher num número recente de Thor.

Além disso, segundo Joe Quesada, editor-chefe da Marvel que há alguns anos tentava acabar com o relacionamento de Peter e Mary Jane, esta situação é digna de Fausto, e por isso muito mais apropriada para Mefisto.

Vale dizer que muito antes do início de One More Day, o colunista de quadrinhos Rich Johnston lembrou que havia um antigo plano de Roger Stern e John Byrne para zerar a vida do Homem-Aranha e voltar ao período clássico, usando para isso não um passe de mágica, mas o poder do Figurador, capaz de transformar sonhos em realidade.

Certo ou errado, a mudança na vida do Homem-Aranha já foi feita, e agora só resta esperar que os roteiristas e editores consigam pelo menos produzir boas histórias para o pobre Peter Parker, dentro deste contexto que se assemelha aos anos de ouro do personagem. Mas a esperança é pequena.

Pela última vez, como já foi dito aqui, não tente entender, "é mágica".

Abaixo algumas imagens do arco Brand New Day, que se inicia na próxima edição de Amazing Spider-Man.

Brand New DayBrand New DayBrand New DayBrand New DayBrand New DayBrand New Day

Links Relacionados: HQ Americana