Notícias

Bob e Bobette em longa de animação

Por Sérgio Codespoti   Siga Sérgio Codespoti no Twitter   | 29-07-09

Bob et BobetteBob et Bobette (ou Suske en Wiske, como também são oficialmente conhecidos) são personagens de Willy Vandersteen pouco conhecidos no Brasil, mas com uma enorme carreira de sucesso na Bélgica e na França, como provam os mais de 238 álbuns de quadrinhos publicados com os personagens desde 1945.

No dia 19 de julho, a dupla chegou aos cinemas no longa-metragem de animação, em CGI (computer graphic imaging), Suske en Wiske: De Texas Rakkers (Bob Et Bobette & Les Diables du Texas) de 80 minutos, dirigido por Mark Mertens e Wim Bien. A produção é belga, da Skyline Entertainment, em parceria com CoToon, LuxAnimation, BosBros e WAT Productions.

O filme custou 9 milhões de euros (mais de R$ 24 milhões) e faz parte de um projeto para lançar 13 filmes de animação, um a cada ano, com personagens diferentes.

As vozes são de Marijn Klaver como Suske/Bob (Luke/Spike) e Nanette Drazic como Wiske/Bobette (Lucy/Suzy); para a língua holandesa; e Staf Coppens (Suske/Bob) e Evelien Verhegge (Wiske/Bobette) para a dublagem em neerlandês.

A Bélgica é um país que pode ser dividido basicamente em duas regiões, a Valônia, ao sul, que tem como língua principal o francês; e Flandres, ao norte, na qual se fala o neerlandês (muitas vezes chamado de erroneamente de flamengo, que é na verdade o termo usado para descrever os habitantes que falam esta língua), um dialeto do holandês.

Bob et Bobette Por esta razão, e pelo fato de Willy Vandersteen ser flamengo, a dupla é publicada tanto com o nome francês (popular na França e na Valônia) quanto com o nome neerlandês (que é o mesmo adotado na Holanda e em Flandres). Aliás, a confusão com o nome também existe na língua inglesa, pois são conhecidos como Luke and Lucy, Spike and Suzy e Willy and Wanda.

Suske en Wiske foram inicialmente publicados no De Nieuwe Standaard, em 1945, e depois em francês, como Bob et Bobette no Journal de Tintin, em 1948.

Vandersteen está sendo homenageado em duas exposições (parte do festival Brussels 2009 BD Comics Strip): Willy Vandersteen - L'Épopée Bruxelloise, na prefeitura de Bruxelas, na Bélgica, que estará em exibição até 27 de setembro de 2009; e a Retrospectiva Willy Vandersteen, que fica em cartaz até janeiro de 2010 na Comic Strip House.

Bob et Bobette

Links Relacionados: Desenho Animado