Universo HQ Coleção Calvin Universo HQ no Twitter
Reviews de Quadrinhos
 



O GUARANI Título: O GUARANI (Ática) - Edição especial

Autores: Ivan Jaf (adaptação e roteiro) e Luiz Gê (argumento e desenhos).

Preço: R$ 22,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Maio de 2009

Sinopse: Adaptação em quadrinhos do clássico da literatura romântica brasileira O Guarani, do romancista José de Alencar.

Positivo/Negativo: O Guarani é o segundo volume da coleção Clássicos Brasileiros em HQ, iniciada com a adaptação de O Alienista, lançada em 2008.

De olho em programas de compra de livros do governo, que têm colocado em seus editais obras de quadrinhos, o álbum tem um excelente tratamento editorial. Além das 80 páginas de HQ, há uma introdução e um bônus com biografias dos autores, um texto situando o romance original no contexto literário e cultural de sua época e um interessante making of da obra, mostrando trechos do roteiro e sua versão ilustrada.

O GUARANI Como toda obra com fins paradidáticos, o livro conta ainda com um suplemento de leitura para professores utilizarem em sala de aula.

O trabalho editorial competente coroa a ótima adaptação. O roteiro é assinado por Ivan Jaf, autor de diversos livros juvenis e roteirista de quadrinhos publicados pela finada Editora Vecchi e pela italiana Scorpio.

Jaf captura o essencial da longa obra de Alencar, suprimindo algumas passagens de menor importância. Sem as longas narrativas da literatura romântica, a história cresce em emoção e diversão, cativando o leitor com muita ação e relacionamentos amorosos.

Mas o principal motivo para regozijo de quem gosta de quadrinhos é a arte de Luiz Gê. O desenhista estava afastado das HQs havia muito tempo, deixando órfãos os fãs do seu trabalho. Talvez por isso, supondo que ele tenha desenhado primeiro as páginas inicias, a arte demora um pouco a engrenar. É possível perceber que Gê estava "enferrujado".

Aos poucos, os desenhos vão melhorando e a qualidade cresce, tanto em tomadas de câmera quanto em detalhismo. Do meio para o final, a leitura fica tão fluida que é praticamente impossível deixar o álbum de lado antes de terminá-lo.

Classificação: - Guilherme Kroll Domingues, editor de quadrinhos do Homem Nerd

TENHA NA SUA COLEÇÃO!
Clic - Coleção Eros - Vol. 4, de Milo Manara A Guerra dos Gibis DVD - Box Superman: O Desenho em Série - Volume 1 DVD - Batman & Mr. Freeze - Abaixo de Zero As Aventuras de Tintim - Perdidos no Mar
 

|| QUADRINHOS | CINEMA | E-MAIL | BOLETIM | LOJA | PUBLICIDADE ||

© 2009, Universo HQ