|
Lançada seqüência do mangá Ghost in the Shell
Por André Kenji de Sousa * (07/08/2001)
Após um período de dez anos, o artista japonês Masanume Shirow lançou, no Japão, no dia 28 de junho de 2001, a esperada seqüência do clássico cyberpunk Ghost in the Shell.
Com o título de Ghost in the Shell 2: Manmachine Interface, esse mangá surpreende pelo requinte gráfico: mais de 70% do seu conteúdo é colorido com uma sofisticada técnica computadorizada, que mescla desenhos a mão com 3D. As páginas em P&B receberam um requinte sem igual, com painéis de transição, que vão ganhando e perdendo cores aos poucos.
Custando 1500 ienes (cerca de R$ 43,00), esse encadernado publicado pela editora Kodansha tem 305 páginas e traz ainda um mousepad de brinde.
Masanume Shirow (na verdade, um pseudônimo, pois ninguém sabe seu nome verdadeiro) é um caso raro de quadrinhista japonês que trabalha sem assistentes. Segundo ele, isso causa interferências no seu trabalho. Esse ex-professor de artes da rede pública japonesa vive praticamente incógnito, na quase provinciana cidade de Kobe, ao invés de morar em Tóquio, como a maioria das pessoas do seu meio fazem.
Mamoru Oishii, o diretor do longa de animação baseado no primeiro Ghost in the Shell (desenho que foi lançado em vídeo no Brasil, com o título O Fantasma do Futuro), já disse que aceita fazer a seqüência. Vale lembrar que este filme foi um grande sucesso no Ocidente, chegando a influenciar o megablockbuster The Matrix.
Outro fato interessante é que o próprio Shirow está adaptando a série para o padrão de leitura ocidental (uma vez que todo trabalho está em formato digital): ele inverte as páginas, altera partes da arte que tenham sido prejudicadas nesse processo e refaz as onomatopéias e os balões. Esse trabalho todo permitirá fidelidade ao original, e agradará aqueles que reclamam de ter que ler de "trás para frente".
De qualquer forma, esse processo deve retardar o lançamento da edição ocidental. Quanto a nós, é melhor não esperarmos a versão brasileira, já que nem o primeiro mangá de Ghost in the Shell chegou a dar as caras por aqui (pelo menos, até agora).
* Agradecimentos especiais a Fábio Satoshi Sakuda

LINKS RELACIONADOS: Mangá & Kodansha
Mangá ensina sobre os Bancos de Dados (18/11/09)
Laeta Kalogridis fará a adaptação de Ghost in the Shell (26/10/09)
Mais polêmica com Dragon Ball nos Estados Unidos (23/10/09)
Concurso vai escolher música para Luluzinha Teen e sua turma (21/10/09)
Novos mangás chegam às bancas em breve (20/10/09)
|
|