Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Reviews

1602 # 1

1 dezembro 2004


Título: 1602 # 1 (Panini Comics)

Autores: Neil Gaiman (roteiro), Andy Kubert (desenhos) e Richard Isanove (arte-final).

Preço: R$ 5,00

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Maio 2004

Sinopse: Em princípios do século XVII, Sir Fury, o nobre responsável pelo serviço de inteligência da rainha Elisabeth, lança mão de todos os meios disponíveis para obter informações necessárias para balizar suas decisões, em face de ameaça representada pela união entre a Inquisição espanhola e o ambicioso e intolerante rei da Escócia.

Como se tudo isso já fosse pouco, do oeste, uma misteriosa menina, a primeira súdita da rainha nascida no Novo Mundo, chega à Inglaterra; e do leste, da distante Terra Santa, um tesouro aproxima-se, para a cobiça dos príncipes europeus.

Positivo/Negativo: Gibis de roteiro inteligentes são raros nas bancas, certo?
Certíssimo!

Pois agora, o leitor mais exigente tem mais uma opção de ler uma HQ que não se reduz à pancadaria (com ou sem estilo) e desenhos sexy-teen. A minissérie em questão é um achado, por combinar inventividade e humor.

Há, sem dúvida, algumas passagens gratuitas e um tanto forçadas, mas o conjunto é cativante. Os exageros se perdem com diálogos bem amarrados aqui e ali bem e que, na página seguinte, fazem a narrativa ganhar novo ritmo, em conseqüência de uma outra revelação interessante.

À primeira vista, o grande barato é localizar as versões século XVII para os heróis Marvel. Fury, Xavier e Stephen Strange são os mais bem adaptados para a proposta (mesmo porque o "general" e o "bruxo" são daqueles personagens de caráter atemporal, e possuem "ancestrais" na tradição literária e dramática); Peter Parker, Demolidor, Viúva Negra e os X-Men exigem certo bom humor do leitor; o Capitão América nos lembra um personagem de Voltaire, o protagonista de O Ingênuo.

Este primeiro número apresenta os personagens e introduz o conflito. Fica a expectativa para a edição dois!

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA