Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

ABE SAPIEN – OS AFOGADOS

1 dezembro 2009

http://images.universohq.com/2009/06/Abe_Sapien_Afogados.jpg
Autores: Mike Mignola (texto), Jason Shawn Alexander (arte) e Fernando Bertacchini (tradução) - HQ publicada originalmente em Abe Sapien - The drowning.

Preço: R$ 44,90

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Junho de 2009

Sinopse: Em 1981, Abe Sapien, então um agente novato do B.P.D.P., foi escalado para sua primeira missão sem seu colega Hellboy.

O mergulhador foi até a ilha de Saint-Sébastien para procurar uma adaga que estaria com os restos mortais de um feiticeiro morto na Era Vitoriana.

Mas, claro, as coisas não são tão simples - e a ilha inteira está sob o controle de forças mágicas que não vão deixar de se manifestar.

Positivo/Negativo: O trabalho mais conhecido da Mythos é o de produção de revistas para a multinacional italiana Panini.

Além disso, a editora é a grande casa de quadrinhos italianos no Brasil - dos quais se destacam os ótimos J. Kendall e Mágico Vento e o incansável best-seller Tex.

Mas, ainda que de forma bissexta, a Mythos também lança outros materiais interessantíssimos, e há mais de uma década é o abnegado lar de Hellboy por aqui.

Nesse período, a ótima série de Mike Mignola já saiu em diversos formatos e modelos. Também teve tratamentos editorais mais caprichados - e às vezes quase desleixados. Recentemente, os volumes antigos ganharam reedição com acabamento de luxo, e os materiais mais novos vêm saindo em especiais - como este dedicado a Abe Sapien.

Pois o álbum chama a atenção: é um grande trabalho da Mythos, com esmerado tratamento gráfico e editorial.

Verdade seja dita: Abe Sapien não é um Hellboy clássico, pois o demônio só aparece numa visão e a arte não é de Mignola - que tem desenhado cada vez menos. São fatores que geralmente frustram os fãs da série.

Mas isso não quer dizer - ao menos desta vez - que o álbum seja um trabalho menor ou um mísero caça-níqueis. Não é.

Abe Sapien é uma história de terror e magia protagonizada por um dos coadjuvantes mais bacanas de Hellboy. O roteiro é um autêntico Mignola: mistura realidade e ficção para criar uma trama assustadora.

E a arte, se não é do criador da série, é do talentoso Jason Shawn Alexander, e não de um emulador de traço. Seu desenho é mais orgânico que a estilização constante de Mignola. O resultado é que seu Abe é bastante pegajoso. O artista faz personagens assombrosos e cenários belíssimos - sempre com uma cor elegante.

O resultado é que Abe Sapien é um dos melhores especiais de Hellboy até o momento - uma história completa, empolgante e envolvente.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA