Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Reviews

Ana e o Sapo – Quadrinhos de um quadro só

5 fevereiro 2016

Ana e o Sapo – Quadrinhos de um quadro sóEditora: Tribo – Edição especial

Autora: AnaLu Medeiros (texto e arte).

Preço: R$ 25,00

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Novembro de 2013

Sinopse

Uma compilação de tiras de um único quadro da ilustradora AnaLu Medeiros. Todas tratam de acontecimentos divertidos e por vezes absurdos do cotidiano, que passam despercebidos.

Positivo/Negativo

“Como falar sozinha é deveras estranho, o Sapo apareceu pra conversar comigo. Ele é simpático, bacana e tudo o mais. Mas tem muita coisa que ele ainda não entende, já que não é daqui (do mundo das pessoas). E também tem muita coisa que eu não entendo. Daí, às vezes ele me pergunta coisas que ninguém escuta, mas eu respondo. E outras vezes eu pergunto coisas que ele responde, mas ninguém escuta. Às vezes, eu entendo, às vezes, as perguntas são retóricas e o silêncio dele me basta, a companhia dele me basta.”

Foi assim que, em 2005, surgiu Ana e o Sapo, na forma de tirinhas assinadas pela ilustradora AnaLu Medeiros. A publicação começou online, em fotologs, no Facebook, até que em 2013 surgiu o site oficial.

No mesmo ano, por meio de um projeto de financiamento coletivo no Catarse, as tirinhas foram transformadas em livro e lançadas no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

As tiras de AnaLu trazem uma arte que é encantadora em sua simplicidade. São situações do cotidiano, divertidas, reflexivas e por vezes absurdas, com as quais o leitor pode facilmente se identificar.

O sapo, que faz papel de consciência, de companheiro e até de confidente, traz um toque especial em diversas facetas que remetem às situações tratadas. A leitura rápida, porém de forma alguma simplista, deixa aquela sensação de leveza, sem mencionar a reflexão pessoal ao nosso próprio dia a dia e, por que não, à própria vida?

Mais um bom quadrinho nacional, que merece ser conhecido por fãs de tiras ou aqueles que buscam sair do arroz com feijão servido nas bancas mensalmente.

A edição, em papel offset e ótima colorização, merece elogios. Em seu site, AnaLu publica ainda as tirinhas dos Carvalhos, que também virou livro pelo Catarse recentemente.

Classificação

3,5

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA