As Crônicas Bizarras do Absurdyum – Livro Primeiro

Por Lielson Zeni
Data: 22 março, 2013

absurdyumEditora: Juarez & Donizete

Autor: Galvão Bertazzi (roteiro e arte).

Preço: R$ 35,00

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Novembro de 2012

Sinopse

A primeira parte das aventuras de um trio inusitado: Absurdyum (um caipira com poderes radioativos), Tosco (um porco falante e armado) e Ostra (uma mulher apaixonada com asas de fada).

Positivo/Negativo

Galvão Bertazzi é mais conhecido por sua série de tiras Vida Besta, disponível na internet, publicada em jornais e coletadas em livro.

O livro, inclusive, foi publicado pela editora do próprio Galvão, a Juarez & Donizete, que até o momento lançou tudo que ele produziu.

E foi a sua editora que publicou As crônicas bizarras do Absurdyum no Brasil, que, aliás, foi o segundo país a ler o álbum, já que ele saiu antes na Itália.

Na história, o autor joga todos os elementos corretos pra gerar uma trama de ação: um trio de esquisitos, um ar de romance, um inimigo poderoso, uma cidade reconhecível, que pareça com alguma que o leitor tenha visto antes.

E, realmente, o ação corre solta. Muitos combates, planos mirabolantes, disparos de raios e explosões.

Mesmo com um roteiro correto e muito divertido, o que merece destaque é a arte de Galvão.

É até um pouco surpreendente para quem acompanha as tiras do autor, ver tamanha desenvoltura em preto e branco e em cenas com tanto movimento. O traço mais simples ganha novas dimensões com o detalhamento nas páginas.

Se um dos principais mercados de HQs de ação, os Estados Unidos, tivesse esse nível, as pessoas teriam bem a menos a reclamar dos comics.

O único porém é a tiragem pequena. Quem quiser ler, terá de correr pra comprar o seu na loja da editora no Facebook.

Para quem quiser conhecer Absurdyum, há um pequeno vídeo disponível, que dá uma ideia sobre a obra.

O sugestivo Livro primeiro, no título, indica que vem mais Absurdyum e é isso mesmo: Galvão pensou em uma trilogia para a aventura. Os leitores agradecem.

Classificação

classificacao40

• Outros artigos escritos por

.

.

.