AS TIRAS CLÁSSICAS DA TURMA DA MÔNICA – VOLUME 4

Por Ronaldo Barata
Data: 22 setembro, 2009


Autores: Mauricio de Sousa e equipe (texto e desenhos).

Preço: R$ 19,80

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Abril de 2009

Sinopse: Mais um volume da coleção que traz as tirinhas da Turma da Mônica produzidas na década de 1960, publicadas em ordem cronológica.

Positivo/Negativo: Quem olha hoje para os personagens que compõem a Turma da Mônica, não faz ideia das coisas pelas quais esta turminha já passou. Principalmente se tem menos de 30 anos e nunca teve o hábito de ler gibis.

Esta coleção vem justamente para “remediar” isso. Neste quarto volume, o leitor pode voltar aos anos 60 e acompanhar o Cebolinha, ainda como o foco central das tiras, envolvido nas mais variadas e hilárias situações.

Da sua clássica busca pelo “lado certo” do Floquinho, passando pelos problemas com seu penteado e as desventuras ao lado de seu amigo Cascão, o leitor acompanha as mudanças sutis de linguagem e visual ao longo da carreira de Mauricio.

Aqui estão algumas das primeiras brincadeiras do autor com a metalinguagem (o uso dos próprios elementos gráficos das tirinhas como parte da história).

Mônica e a Magali ganham mais espaço e, ao longo do álbum, outros personagens, como Anjinho, Zé Luís e Xaveco (ainda escrito com Ch, pois seu cabelo tinha a forma de uma chave), dão o ar da graça.

Sem dúvida, esta é uma leitura excepcional para jovens, adultos e, apesar de algumas tiras serem bem datadas e outras não se encaixarem no que hoje é politicamente correto, para crianças.

Nesse aspecto, são de grande valia as notas nas páginas finais, explicando as tiras que eram reflexos da época.

Uma parte importantíssima da história das HQs nacionais.

 

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.