Asilo

Por Gustavo Nogueira
Data: 24 dezembro, 2018

AsiloEditora: Independente – Edição especial

Autor: Majory Yokomizo (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 40,00

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Dezembro de 2018

Sinopse

O velhinho Pepe está passando por um momento de transição em sua vida. Após a visita de Ernesto, percebe que sua existência solitária já não faz sentido.

Então, convencido por seu amigo, decide se mudar para um asilo, que dizem ser experimental, pois, além de os pacientes saírem e entrarem a qualquer momento, tem a mais nova tecnologia de jogos com realidade virtual aumentada.

Pepe irá se aventurar como jamais imaginou.

Positivo/Negativo

Conforme o tempo passa, as nossas dores aumentam. Assim como a preocupação por ver o fim chegar cada vez mais perto. Em Asilo, toda essa angústia é transposta por Pepe, um senhor já triste e desolado, que emociona muito em sua aventura.

Esta é a segunda HQ de Majory Yokomizo. Sua primeira obra, Ralo, chamou bastante a atenção no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte deste ano, pela leveza do traço e da trama. De forma rápida e surpreendente, Asilo já prova a visão e qualidade da quadrinhista.

Majory tem muita sensibilidade e constrói um personagem profundo e que gera curiosidade. A vida do protagonista não é cheia de reviravoltas ou aventuresca; é apenas comum. E a autora utiliza isso a seu favor, valorizando a reflexão através do olhar de Pepe.

A escolha de usar balões de fala em momentos mais pontuais e focar mais na linguagem visual reduz o ritmo da HQ e faz o leitor se aproximar, entender e se identificar com Pepe. No entanto, o roteiro desliza para finalizar entregando algo abaixo do belo desenvolvimento mostrado até então.

O desenho, feito a lápis e sem cores, dá leveza e naturalidade ao quadrinho. As feições também são retratadas com cuidado, trazendo bastante expressão aos personagens. A autora se utiliza de bons artifícios para contar a história, como os quadrados do ambiente digital que são colocados em diversos momentos com significados novos, mas sempre claros.

A força de Asilo está nos pequenos detalhes e na beleza de contar uma história sobre a vida e até mesmo de seu fim. O talento de Majory Yokomizo deve ser acompanhado, pois pode render histórias ainda mais emocionantes.

Classificação:

3,5

• Outros artigos escritos por

.

.

.