Asteroides – Estrelas em fúria

Por Gustavo Nogueira
Data: 9 julho, 2018

Asteroides – Estrelas em fúriaEditora: Ugra Press/Escória Comix – Edição especial

Autor: Lobo Ramirez (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 35,00

Número de páginas: 120

Data de lançamento: Março de 2018

Sinopse

Em um futuro não tão distante, no qual o governo é controlado por corporações, um esporte ultraviolento, conhecido como Salto Ornamental Feminino, representa o mundo. E três de suas atletas mais poderosas se envolvem em uma trama alucinante de assassinatos e fúria.

Positivo/Negativo

O cenário atual apresenta uma nova geração de quadrinhos escatológicos, com artistas como Pablo Carranza (Smegma Comix) e Victor Bello (Úlcera Vortex). E a eles se junta, em Asteroides, Lobo Ramirez.

Criador da editora Escória Comix, ela já lançou outras HQs, como Rogéria e Wilson Lanchão, mas em Asteroides produz a sua maior história – as anteriores têm, em média, 20 páginas. O desafio em produzir uma obra escatológica extensa é grande, mas Lobo mantém um bom ritmo e o resultado é divertido.

Como em todo quadrinho que segue a escola de Marcatti, o leitor passa por um processo de entendimento da obra, pois as cenas são intensas, com muita violência, sangue e nudez, mas ainda há uma trama.

Ramirez conduz uma história e personagens bem construídos. É importante salientar que o humor de Asteroides causa desconforto e é bem ácido. Ou seja, é necessário entrar na visão do artista.

O desenho é um caso à parte, pois traz o visual agressivo que o quadrinho busca, com uma arte-final irregular em diversos aspectos. Ainda assim, condiz com o objetivo da obra. Todo o universo da HQ consegue ser mais estranho por meio da arte de Lobo.

O autor representa com personalidade o quadrinho underground brasileiro. Asteroides é um quadrinho difícil de definir. É complexo em meio à sua bagunça e divertido em meio a tanto humor ácido.

A edição feita pela Ugra Press em parceria com a Escória Comix tem boa impressão e papel de qualidade. E coloca o nome de Lobo entre os artistas que podem seguir o legado de Marcatti.

Classificação:

3,5

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Murphy do Sealab

    Gostei do review -, Asteróides é uma delícia, bicho!