Aú, o Capoeirista e o Fantasma do Farol

Por Zé Oliboni
Data: 21 setembro, 2015

Aú, o Capoeirista e o Fantasma do FarolEditora: Papel A2 Texto & Arte – Edição especial

Autor: Flávio Luiz (texto e arte).

Preço: R$ 55,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Agosto de 2014

Sinopse

Aú deverá investigar o roubo de uma antiga chave, exposta no Museu Náutico, que funciona em um dos cartões postais da cidade de Salvador: o Farol da Barra.

Corajoso, ele enfrentará segredos de um passado misterioso e a cobiça de um desonesto vilão, tudo isso envolto pelo belíssimo cenário da capital da Bahia.

Positivo/Negativo

Flávio Luiz é um baiano de vocação europeia tanto na temática, quanto no traço. Com essa pegada, ele conquistou o 27º Troféu HQ Mix, na categoria Publicação Infant0juvenil com esta segunda edição de .

No álbum, o autor apresenta uma aventura que remete ao espírito dos clássicos de Tintim, de Hergè (com direito até a um personagem que lembra o Professor Girassol), mas sem deixar de lado o cenário e a cultura baiana, que tem marcado seu trabalho com o pequeno herói.

O traço de Flávio Luiz tem uma simplificação cartunesca clássica, que respeita todas as estruturas, proporções e perspectivas, sem precisar do excesso de hachuras ou outros elementos gráficos para caracterizar perfeitamente o que está sendo retratado. É um verdadeiro exemplo do desenho limpo, correto e com o dinamismo necessário para contar uma aventura leve.

A exemplo da primeira edição, este é o típico álbum que poderia ser adotado por qualquer programa governamental e deveria estar nas bibliotecas escolares. Antes de tudo, é uma história extremamente divertida e ágil, além de passar uma mensagem positiva e trabalhar na medida certa os elementos da cultura nacional.

Aliás, a divulgação da capoeira feita pelo álbum Aú, o Capoeirista e o Fantasma do Farol também garantiu a Flávio Luiz o prêmio Berimbau de Ouro 2015, de Salvador.

Impresso em um formato europeu, que favorece o desenho da HQ,  é mais um bom trabalho desse autor que merece ser conhecido.

Classificação

4

• Outros artigos escritos por

.

.

.